Curitiba/PR: Atividades para idosos têm 5.300 participantes por mês. Saiba como se exercitar

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude oferece atividades físicas destinadas ao público acima de 60 anos. São turmas de ginástica, alongamento, caminhada, vôlei, treinamento funcional, musculação, ritmos, yoga e pilates.

No primeiro semestre deste ano foi contabilizada a participação de 5.300 idosos por mês nas turmas espalhadas nas dez regionais administrativas da Prefeitura. Para participar, é preciso ligar nos núcleos regionais (abaixo).

“Estimular um estilo de vida ativo proporciona benefícios para a saúde, promove o convívio social e a independência funcional do idoso. Com isso em mente, temos buscado ampliar os serviços focados para este público, desde atividades sistemáticas até realização de eventos, passeios e ações de confraternização”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

A adoção de um estilo de vida mais saudável é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais ferramentas para combater o desenvolvimento de doenças e agravos não-transmissíveis, responsáveis por 72% das causas de morte no Brasil.

Em relação à terceira idade esse cuidado deve ser redobrado, uma vez que o envelhecimento resulta em maior índice de fadiga e perda muscular, diminuição da capacidade de regeneração, queda no fluxo sanguíneo e da capacidade pulmonar, rigidez da cartilagem, tendões e ligamentos. Em caso de sedentarismo e sobrepeso, existe um aumento exponencial do surgimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e colesterol elevado. 

Atividades

A Prefeitura disponibiliza 345 turmas que desenvolvem atividades gratuitas em diferentes modalidades focadas na terceira idade, que incluem ginástica, alongamento, caminhada, vôlei, treinamento funcional, musculação, ritmos, yoga e pilates.

“São atividades especiais e sempre convido minhas amigas para conhecerem. Comecei por indicação médica, mas hoje participo porque me divirto e faz com que me sinta bem. Acredito que o importante é não ficar parada”, disse Jaty Geoffroy Eloy, de 95 anos, da turma de ginástica, alongamento e ritmos do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Rua da Cidadania Fazendinha.

Juliana Martins, de 90 anos, frequenta há 20 anos as atividades no CEL Rua da Cidadania Boqueirão e destacou a atenção dos profissionais. “Eles conhecem a história de cada integrante das turmas e trabalham de acordo com essas características, o que estimula a gente a participar, especialmente no início.”

Manoel Cesário Sobrinho, de 75 anos, pratica musculação na Rua da Cidadania do Fazendinha. “Praticar atividade física faz com que a gente levante mais disposto e sentindo-se bem consigo mesmo”, ressaltou. 

Até o fim do ano, a expectativa é ampliar o número de atividades destinadas à terceira idade com o término das obras do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser e Afonso Botelho, bem como com a finalização da construção dos Clubes da Gente de Santa Felicidade e Boa Vista.

Academia ao ar livre

Além das atividades sistemáticas promovidas nas unidades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e em espaços alternativos parceiros, a Prefeitura também disponibiliza 220 equipamentos de Academias ao Ar Livre nas dez regionais administrativas.

Os equipamentos não têm pesos e usam apenas a força do corpo do usuário para exercícios de musculação e alongamento. São indicados principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa.

 

Contatos dos núcleos regionais da secretaria para verificar os locais e horários das atividades destinadas à terceira idade

Bairro Novo – (41) 3564-5853

Boa Vista – (41) 3313-5648

Boqueirão – (41) 3313-5524

Cajuru – (41) 3361-2391

CIC – (41) 3212-1559

Matriz – (41) 3333-2273

Pinheirinho – (41) 3313-5428

Portão – (41) 3350-3980

Santa Felicidade – (41) 3374-5004

Tatuquara – (41) 3298-2365

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/atividades-para-idosos-tem-5300-participantes-por-mes-saiba-como-se-exercitar/43002.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …