Audiência na CMO aponta importância do planejamento para o desenvolvimento — Senado Notícias

O país depende de planejamento para enfrentar problemas futuros como as crises hídrica, energética e de segurança pública. O cenário para o desenvolvimento do Brasil até 2035 foi tema de audiência pública da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) nesta quinta-feira (24).

O Projeto Brasil 2035, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta os rumos que o Brasil deve tomar para se tornar um país desenvolvido. O representante do Ipea, Maurício Curado, explicou que existem tendências, por exemplo, de haver crise no abastecimento de água e de energia. E os cenários estudados, ressaltou Curado, podem ser úteis para o planejamento do país.

– Os cenários não são políticas públicas. Eles são subsídios à tomada de decisão de política pública ou também das decisões empresariais, à tomada de decisão e formulação de estratégias de longo prazo – explicou.

Segundo Leandro Couto, presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento, o Brasil não faz planejamento; apenas discute a meta fiscal para curto prazo.

– Nós estamos vivendo um período de fragilização de planejamento, e isso não é deste governo, é bom dizer, isso vem de anos. Um sistema de planejamento robusto não serve só a um governo ou a uma linha de pensamento econômico, ele serve ao Estado. Gostaria de convidar a CMO e o Congresso a se somarem a esse esforço de fortalecimento do planejamento – declarou.

O deputado Hugo Leal (PSB-RJ), que pediu a audiência, quer que a CMO discuta os investimentos econômicos e sociais com visão de longo prazo.

– Você vai discutir o Brasil na perspectiva de 2035? Você não sabe nem o que vai acontecer amanhã, não sabe o que vai acontecer na semana que vem. As pessoas não entenderam que para você ter um presente com perspectiva, você tem que gerar o planejamento, o futuro. A Comissão Mista de Orçamento é o melhor local para discutir esse tema – observou.

O deputado Hugo Leal vai apresentar o Projeto Brasil 2035 para todos os integrantes da CMO.

Da Rádio Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/08/24/audiencia-na-cmo-aponta-importancia-do-planejamento-para-o-desenvolvimento.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Está no ar o site comemorativo dos 200 anos do Senado — Senado Notícias

O Senado lançou um site comemorativo pelos seus 200 anos de criação. A página está …