Curitiba/PR: Cine Guarani tem sessão mediada para público com mais de 60 anos

O programa Vivências & Convivências 60+, que reúne ações da Fundação Cultural de Curitiba para o público com mais de 60 anos, promove no próximo sábado (26/8), às 14h, uma sessão especial de cinema com mediação no Cine Guarani – Portão Cultural. Será exibido o filme O Corintiano, um clássico da cinematografia brasileira com o irreverente Mazzaropi.

Além de assistir ao filme, o público terá oportunidade de conhecer melhor o universo retratado nas telas na década de 1960, com informações repassadas por estudiosos do cinema. A mediação é feita por alunos e professores do Laboratório de Cinema e Educação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Produzido em 1966, com direção de Milton Amaral, O Corintiano conta a história de seu Manoel (Amácio Mazzaropi), um barbeiro fanático pelo Corinthians e que faz de tudo para torcer pelo time do coração. Entra em conflito com os vizinhos palmeirenses, faz promessas malucas e orações a São Jorge, passa por sofrimentos e xinga na arquibancada. Quando o time perde ele compra todos os jornais das bancas. Seu mascote é um burro com a pele manchada, nas cores preto e branco.

As sessões especiais com mediação para o público com mais de 60 anos estão programadas para acontecer duas vezes por mês, às terças-feiras e aos sábados. As próximas sessões serão nos dias 2 e 5 de setembro, com o filme Tapete Vermelho (2006), de Luiz Alberto Pereira; 3 e 7 de outubro, com Nem Sansão Nem Dalila (1954), de Carlos Manga; 4 e 7 de novembro, com Gonzaga de Pai para Filho (2012 ), de Breno Silveira; e 2 e 5 de dezembro, com Vou Rifar Meu Coração (2011), de Ana Rieper. Os ingressos são gratuitos.

Cineclube Aliança Francesa

Logo após a exibição de O Corintiano, outra opção no Cine Guarani é a sessão do Cineclube Aliança Francesa. Será exibido o documentário A Cidade Louvre (1990), que revela os bastidores do Museu do Louvre durante sua reforma em 1980 para acoplar a pirâmide de vidro aos prédios históricos.

O filme mostra as reservas do museu, o trabalho para montar as exposições após a renovação, a preservação das pinturas e a instrução da equipe sobre a proteção das obras e a cordialidade com os visitantes. A sessão, às 16h, também é gratuita.

Serviço:

Programa Vivências & Convivências 60+

Data e horário: sábado (26/8), às 14h

Entrada franca

Cineclube Aliança Francesa A Cidade Louvre, de Nicolas Philibert

Data e horário: sábado (26/8), às 14h, às 16h

Entrada franca

Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3.430, Portão)

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cine-guarani-tem-sessao-mediada-para-publico-com-mais-de-60-anos/43172.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …