Parceria entre TSE e SBC vai aprimorar o sistema eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

Um acordo de cooperação assinado nesta quinta-feira (24) entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) vai possibilitar o aprimoramento dos sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral.

Após a assinatura do acordo, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, destacou que o “Brasil é hoje referência mundial no sistema de votação e, a cada ano, temos procurado avançar ainda mais no processo de informatização. E a Justiça Eleitoral tem buscado sempre melhorar os procedimentos de segurança dos sistemas de votação e apuração para garantir a transparência do processo democrático”. Ele destacou que a parceria com a SBC é mais um passo nesse sentido.

“Hoje podemos dizer que trilhamos um longo caminho de construção de um processo eleitoral sólido e robusto, do qual o Brasil pode se orgulhar e deve cuidar por preservar e aprimorar sempre. Por isso, estamos certos de que o suporte técnico da Sociedade Brasileira de Computação será fundamental para o aperfeiçoamento da computação no âmbito do TSE”, enfatizou.

Presidente da SBC

Já o presidente da SBC, Lisandro Granville, ressaltou que a assinatura desse acordo é uma “oportunidade” e também uma “obrigação” da instituição, como sociedade científica, contribuir com o processo eleitoral, que é de interesse de todos os cidadãos brasileiros.

Na prática, os especialistas que integram a SBC – que é uma sociedade científica sem fins lucrativos com 38 anos de atuação, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o país – já poderão contribuir a partir do próximo Teste Público de Segurança (TPS), em novembro, quando os técnicos ajudarão a testar as possíveis vulnerabilidades da urna eletrônica e propor soluções para eventuais falhas.

Além do TPS, os técnicos gabaritados vão auxiliar o TSE na cerimônia de assinatura digital, na ocasião das próximas eleições, e também na fiscalização do sistema eletrônico de votação como um todo.

O presidente do TSE acredita que a participação da SBC em todo esse processo fortalece ainda mais, para a sociedade brasileira, a credibilidade do processo eletrônico de votação.

Inicialmente, o convênio tem a duração de 60 meses. O acordo deve ser cumprido por meio de planos de trabalho, fixados de maneira negociada, e que serão implantados por Grupo de Trabalho (GT) a ser formado por indicação do TSE e da SBC. Cada plano de trabalho conterá metas e respectivos prazos para a sua execução.

CM/EM

Leia mais:

TSE e Sociedade Brasileira de Computação assinam convênio que prevê o aprimoramento do sistema eleitoral

http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Agosto/aviso-de-pauta-tse-e-sociedade-brasileira-de-computacao-assinam-convenio-que-preve-o-aprimoramento-do-sistema-eleitoral

 

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Agosto/parceria-entre-tse-e-sbc-vai-aprimorar-o-sistema-eleitoral.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Prazos processuais ficam suspensos durante o recesso forense

Sessão de abertura do segundo semestre forense será dia 1º de agosto, às 19h O …