São José dos Campos/SP: Cia Lúdicos apresenta ‘A Ciranda do Villa’ no Parque da Cidade

Heitor Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Arthur Rubinstein, figuras do folclore brasileiro, culturas regionais e cantigas populares. Esses são alguns dos personagens e elementos que compõem a peça ‘A Ciranda do Villa’, da Cia Lúdicos de Teatro Popular, que será apresentada gratuitamente neste domingo (27), às 15h, no Teatro de Arena do Parque da Cidade.

A história começa quando o pequeno Tuhu (apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância) deseja viajar na companhia de Tia Fifina, Carlinhos, Manu e Tutuco, respectivamente, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Arthur Rubinstein. Impedido pelos pais, Tuhu recebe de consolo uma viola de Fifina. 

Triste, o menino adormece sobre o instrumento e durante o seu sonho parte para uma incessante busca para descobrir a música. Faz então uma viagem por todas as regiões do Brasil – situação ocorrida na vida do compositor Villa-Lobos, quando adulto, e que serve de base para toda sua obra posterior.

Produção

A peça ‘A Ciranda do Villa’ foi montada pela Cia Lúdicos em 2007 a partir de um estudo sobre a vida e obra de Heitor Villa-Lobos, com uma narrativa que mostra, de forma poética, a essência de uma criança que descobre a música nas mais singelas manifestações culturais.  

A Cia Lúdicos surgiu em 2000 com o objetivo de investigar a popularização de linguagens, priorizando, essencialmente, as diversas possibilidades de discursos poéticos e ideológicos, por meio de dramaturgias além da palavra. 

O espetáculo faz parte do projeto Teatro nos Parques, do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana

(12) 3924-7328

Leia mais notícias: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=27791.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …