Curitiba/PR: Prefeitura negocia liberação de recursos para obras de mobilidade e drenagem

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, e o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, estiveram em Brasília nesta quarta-feira (23/8) dando continuidade às negociações para financiamento de obras com o Ministério das Cidades.

Graças à força-tarefa criada pelo prefeito Rafael Greca, o município cumpriu uma série de requisitos exigidos tanto pelo ministério como pela Caixa Econômica Federal para manter os projetos na fila de financiamentos – havia atraso neste processo, problema que foi resolvido ao longo do primeiro semestre (clique aqui e veja mais).

“A manutenção dos investimentos só foi possível porque o prefeito conseguiu prorrogar os prazos para apresentação dos projetos”, lembra Pimentel, destacando que a gestão tem feito um grande esforço para retomar obras e parcerias que estavam paradas ou em ritmo lento. “Essa reunião em Brasília representou mais um passo importante para conseguirmos mais investimentos para Curitiba.”

As negociações são permanentes. Nos dias 9 e 10 de agosto, o prefeito fora à capital federal tratar da liberação de recursos. (Veja mais aqui.)

De acordo com Jamur, Curitiba tem agora um grande volume de recursos aprovados pela União e aptos a obter financiamento. “É preciso manter negociação permanente com o governo até conseguirmos a liberação dos recursos, principalmente em tempos de contingenciamento e de recursos escassos em todas as esferas de governo”, diz o secretário. “Mas o processo está andando muito bem; estamos mostrando para o ministério a relevância dos projetos para a população curitibana.”

Os recursos aprovados apenas no primeiro semestre deste ano somam R$ 254 milhões para projetos de drenagem e R$ 110 milhões para projetos de mobilidade. Após essa aprovação, no entanto, o ministério precisa autorizar a licitação das obras e, depois, o início dos trabalhos – o que na prática representa o desembolso dos recursos para o projeto.

“É um processo longo, mas que precisa ser feito, até o projeto se transformar naquilo que interesse: em melhorias para os moradores da cidade”, afirma Jamur.

Entre os projetos aprovados este ano estão a finalização do lote 4 da Linha Verde, construção do terminal Tatuquara e drenagem nas bacias do Rio Belém – impactando diretamente a mobilidade e o controle de enchentes em regiões importantes da capital. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-negocia-liberacao-de-recursos-para-obras-de-mobilidade-e-drenagem/43176.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …