OAB >> OAB protocola ação civil contra a União por aumento da alíquota de combustíveis

Brasília – A OAB Nacional ingressou, na última sexta-feira (25), com uma ação civil pública contra a União em face do aumento das alíquotas incidentes sobre combustíveis, cuja única finalidade é elevar a arrecadação federal. Os dois impostos foram majorados pelo Decreto nº 9.101/17, com vigência imediata desde sua publicação – 21 de julho de 2017 – e incidente sobre PIS/Cofins.

A ação civil pública impetrada pela OAB nasceu por decisão de seu Conselho Pleno, reunido no último dia 22 de julho, ocasião em que se decidiu à unanimidade contestar judicialmente a majoração como forma de cobrir o rombo nas contas do governo. A ação é assinada conjuntamente pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; pelo procurador Especial Tributário da OAB Nacional, Luiz Gustavo Bichara; e pelo presidente da Comissão Nacional de Direito Tributário da OAB, Breno Dias de Paula. 

Na reunião, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, explicou que a decisão do Pleno pelo ajuizamento da ação se deu com o objetivo de contestar novo abuso por aumento da carga tributária no Brasil. “Seremos intransigentes e combateremos com todos os meios que estiverem à nossa disposição qualquer tentativa deste ou de qualquer governo neste sentido. Já temos uma das maiores cargas tributárias do mundo e essa ideia de aumento de impostos é simplista para resolver problemas que precisam ser resolvidos com gestão. Colocar a mão no bolso do cidadão para resolver os problemas de caixa do Brasil não tem dado certo e temos visto isso”, disse Lamachia.

Veja aqui a ação da OAB.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55497/oab-protocola-acao-civil-contra-a-uniao-por-aumento-da-aliquota-de-combustiveis.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …