João Pessoa/PB: SMS promove ‘Dia do Amar em Ação’ para mulheres gestantes e em período de amamentação

Por Thibério Rodrigues – em

Para encerrar as atividades em alusão ao Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover uma ação educativa para mulheres gestantes e em período de amamentação. A atividade, organizada pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Distrito Sanitário V, acontecerá nesta quinta-feira (31), a partir das 17h, no Ginásio Poliesportivo Padre Hildon Bandeira, no bairro da Torre.

O objetivo da ação denominada de “Dia do Amar em Ação” é orientar às mães sobre cuidados importantes no período de amamentação e incentivar a autoestima dessas mulheres. Para isso, a programação inclui atividades participativas como teatro do oprimido, abordando o tema da amamentação e suas possibilidades, potencialidades e fragilidades envolvidas neste processo.

Serão trabalhados, também, outros temas como o desenvolvimento da fala e da mastigação do bebê no período de amamentação, mitos e verdades sobre a utilização de medicamentos farmacológicos, o vínculo familiar e psicológico desenvolvimento e fortalecido durante o processo e a autoestima fortalecida pelo autocuidado.

Para a diretora do Distrito Sanitário V, Fabíola Moreira, o tema da amamentação precisa ser cada vez mais trabalhado nas unidades básicas de saúde. “O assunto envolve a todos, pois faz diferença na vida das crianças e suas famílias. Por isso, toda a equipe se empenhou para realizar a ação em busca de um SUS melhor e com mais cuidado”, afirmou.

A programação inclui, ainda, um momento de alongamento para mães e bebês, além de aferição de pressão arterial e lanche com alimentação saudável para as participantes. A ação conta com a participação dos núcleos de Assistência Farmacêutica, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017 foi sancionada pelo presidente da República, a Lei nº 13.435 que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.

A SMS realizou ao longo do mês de agosto, em todas as unidades de saúde da família, ações de orientação sobre a importância do aleitamento materno, como atividades educativas nas USFs com salas de espera especializada e reuniões com a comunidade, além de campanha de doação de leite materno para o Banco de Leite Zilda Arns.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/sms-promove-dia-do-amar-em-acao-para-mulheres-gestantes-e-em-periodo-de-amamentacao/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …