Curitiba/PR: Estudantes da rede municipal têm participação ativa na Semana da Pátria

A participação de estudantes da rede pública municipal nas celebrações da Semana da Pátria será intensa, tanto no desfile principal (no dia 7 de Setembro) quanto nos atos cívicos promovidos pela Prefeitura nas regionais da cidade.

“Só a consciência de amor pela nossa terra e nossa gente, baseada na compreensão da História e dos diretos e deveres dos brasileiros, fará nossa educação para a liberdade e independência”, disse o prefeito Rafael Greca ao comentar as atividades cívicas do município nesta sexta-feira nas redes sociais.

Para a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, “os desfiles relembram um momento histórico do nosso país”.  Segundo ela, a participação das crianças e suas famílias nos eventos fortalece o sentimento de pertencimento e reforça a identidade cultural. “A comunidade escolar tem a chance de compartilhar o sentimento de valorização do lugar onde moramos, do país que nascemos ou escolhemos para viver”, afirma.

Este ano completam-se 195 anos da Independência do Brasil, decretada por Dom Pedro II em 1822. Um dos processos mais importantes da História brasileira foi marcado pelos famosos “Independência ou morte!” e “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, quando o monarca se recusou a voltar a Portugal. Em 7 de setembro foi declarada a Independência e em dezembro Pedro II foi declarado Imperador do país.

Eventos

Os estudantes, que aprendem História nos bancos escolares, irão para as ruas para celebrar a Indpendência. O desfile cívico do Pinheirinho, no domingo (3/9), uma das maiores comemorações do gênero da capital, contará com participação de cerca de 830 estudantes de 29 escolas da rede municipal. Ele farão parte do corpo coreográfico do desfile, que acontece há 18 anos e deverá reunir cerca de 35 mil pessoas.

A temática do desfile é o Vale do Pinhão. Por isso, o tema apresentado pelos estudantes será focado na “Curitiba inovadora”, com guarda mirim atividades de judô, jornalistas mirins e um pelotão especial formado por pais, crianças e diretores de escolas e creches.

O desfile principal, promovido pelo governo do Estado e Forças Armadas no dia 7 na avenida Cândido de Abreu, contará com 300 estudantes de sete escolas municipais (Miracy Araújo e Rio Negro, do Bairro Novo;  Maria Clara Brandão Tesserolli, do Pinheirinho;  Padre José de Anchieta, do Portão; Mirazinha Braga, da Matriz; Omar Sabbag, do Cajuru; e CEI Bela Vista do Paraíso, do Boa Vista).

Neste sábado (2/9), no entanto, estudantes já estarão nas comemorações – 230 crianças das escolas municipais Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, Papa João XIII e Adriano Robine participam do primeiro Desfile Cívico da Regional Portão. Além de escolas, o evento terá representantes do comércio local, militares e autoridades da cidade.

Na segunda-feira (4/9), aproximadamente 180 estudantes das escolas das escolas Jornalista Arnaldo Alves e Lapa participam de um evento cívico  Quartel do Boqueirão. A programação tem atividades recreativas, oficinas, música e teatro para o grupo.

Na terça-feira (5/9) será a vez de cerca de 300 alunos participarem das atividades cívicas na Regional Bairro Novo. A concentração será em frente à Escola Municipal Dona Lulu. Haverá apresentações do CRAS/FAS com a 3ª Idade, da Polícia Militar do Paraná e dos estudantes das escolas Dona Lulu, Maria Neide Gabardo, Miracy Araújo e Colégio Estadual Teobaldo Kletemberg.

Estudantes da rede municipal ainda estarão presentes nos atos realizados na demais regionais da cidade.

 

Serviço
Clique aqui
e veja todos os atos cívicos nas Regionais de Curitiba. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-da-rede-municipal-tem-participacao-ativa-na-semana-da-patria/43273.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …