Curitiba/PR: Greca participa do desfile cívico-militar do Pinheirinho

O prefeito Rafael Greca participou neste domingo (dia 03) da 18.ª edição do tradicional desfile cívico-militar do Pinheirinho, que reuniu um público de cerca 40 mil pessoas ao longo da Avenida Winston Churchill, próximo à Rua da Cidadania do bairro. “Estamos abrindo a Semana da Pátria com desfiles nas regionais de Curitiba, como este que foi o mais bonito da história do Pinheirinho. Aqui, desfilaram mais de 8 mil ‘curitibinhas’, soldados, bombeiros, guardas municipais, policiais militares e até colecionadores de Kombis. Curitiba comemora, assim, a grandeza da pátria brasileira”, afirmou o prefeito.

Durante toda a manhã ensolarada, 64 grupos desfilaram no evento que contou com representantes de escolas municipais e estaduais, Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, núcleos de serviços da Prefeitura e de entidades da sociedade civil, como Rotary, clubes de escoteiros, movimento negro, clubes de automóveis e centros de tradições gaúchas. “Este desfile representa o rio da história, vindo do passado em direção ao futuro, como o Vale do Pinhão, que é o tema do evento deste ano e está estimulando a instalação de empresas inovadoras e tecnológicas na nossa cidade”, complementou Greca.

O general de brigada Rodrigo Pereira Vergara, comandante da Artilharia Divisionária da 5.ª Divisão de Exército, afirmou que o desfile não mostra apenas o civismo dos militares, mas também de toda a população. “Famílias inteiras vieram prestigiar este evento que resgata um dos momentos mais importantes da história do nosso país”, recordou o oficial.

João Simões Cordeiro, administrador da regional Pinheirinho e coordenador do evento, comemorou o sucesso do desfile e lembrou que a iniciativa deste ano foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Rotary Club e Exército, com apoio de vários outros órgãos, como Associação Comercial do Pinheirinho, Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar. “O desfile contou com grupos não só do bairro, mas de toda a capital e de outros municípios da Região Metropolitana”, observou.

Representantes de núcleos de órgãos da Prefeitura também participaram do desfile no Pinheirinho e mostraram vários serviços prestados pelo município. Fantasiados do mosquito Aedes aegypti, agentes da Secretaria de Saúde apresentaram de forma divertida a importância do cuidado permanente que precisa ser tomado para evitar a proliferação da dengue. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) foi representada por sua unidade móvel de segurança alimentar, uma van equipada com cozinha usada para nutricionistas mostrarem as boas práticas na manipulação de alimentos e também darem orientações de alimentação saudável. A Fundação de Ação Social (FAS) levou adolescentes que participam do projeto Formando Cidadão, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, além do Sine Móvel (de emprego) e do Expresso Solidariedade, que serve de espaço para a oferta de alimentação gratuita a pessoas em situação de rua. Já a Urbs esteve presente com quatro modelos de ônibus (74, Azulão, Jardineira e Hibribus), que marcaram diferentes fases do translado de passageiros.

Espírito brasileiro

A aposentada Alcina Pereira Murro, 83 anos, contou que há mais de dez anos acompanha o desfile do Pinheirinho. “Os veículos de guerra do Exército chamam muito a atenção, mas é tão bonito ouvir as bandas tocando e ver os jovens, as crianças, comemorando a independência do nosso país”, disse ela. Estreante no evento, a aposentada Dilma Macedo Verdi, 60 anos, também ficou encantada com as apresentações dos grupos. “Tudo estava muito bonito. Acho importante este tipo de iniciativa para fortalecer nosso espírito brasileiro”, avaliou ela.

O casal Mere Helen, 41 anos, e Adriano Rocha Alves, 42 anos, estava a postos com a câmera do smartphone para registrar todos os detalhes da participação do filho Raphael, de 12 anos, que desfilou no grupo do Colégio  Novo Éden. “Ele está muito empolgado para participar e nós incentivamos muito, pois é importante os jovens terem este espírito de amor à pátria”, observou o pai.

Além de veículos militares, o evento contou com uma parada de 308 Kombis, que garantiu ao grupo participante bater o recorde sulamericano de maior desfile da “velha senhora”,  que teve o seu dia nacional comemorado ontem (dia 02).

Estiveram presentes no desfile cívico-militar do Pinheirinho o secretário municipal de Governo, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila; a secretária municipal de Saúde, Marcia Huçulak; o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Rangel; a presidente da FAS, Elenice Malzoni; o diretor-presidente da Agência Curitiba, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda; os vereadores Serginho do Posto, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Beto Moraes, Ezequias Barros, Oscalino do Povo e Rogério Campos; o presidente da Celepar, Jackson Leite; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o comandante do 5.º Batalhão Logístico, tenente-coronel Eron Pacheco da Silva; o comandante do 1.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Samuel Prestes; o administrador da Regional do Portão, Gerson Gunha; a administradora da Regional Matriz, Guacira Civolani; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida; e o administrador da Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/greca-participa-do-desfile-civico-militar-do-pinheirinho/43282.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …