Comissão de Mudanças Climáticas vai discutir crise hídrica no Vale do São Francisco — Senado Notícias

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promove na quarta-feira (6), a partir das 14h30,  audiência pública para debater a crise hídrica na região do Vale do São Francisco e a repercussão o problema no reservatório da barragem de Sobradinho.

Autor do pedido do debate, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) observa que a região se transformou nas últimas décadas em grande polo de desenvolvimento socioeconômico graças à irrigação, mas alerta para o risco do Vale do São Francisco entrar em colapso em pouco tempo, tendo em vista a escassez de chuvas que tem comprometido o nível do reservatório do Sobradinho.

Foram convidados para o debate representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (Ana), da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O vale

O Vale do São Francisco é a região banhada pelo Rio São Francisco e seus afluentes e vai desde o estado de Minas Gerais até Sergipe e Alagoas, passando ainda por Bahia e parte de Pernambuco. A Barragem de Sobradinho foi inaugurada no final da década de 1970, na parte do Rio São Francisco que fica no extremo norte da Bahia.

A reunião será no Plenário 7 da Ala Alexandre Costa. A CMMC é presidida de pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/09/04/comissao-de-mudancas-climaticas-vai-discutir-crise-hidrica-no-vale-do-sao-francisco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado terá nova sessão deliberativa nesta quinta-feira — Senado Notícias

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou sessão deliberativa para esta quinta-feira (22), às 10h. …