Curitiba/PR: Estudantes do Sítio Cercado visitam aldeia indígena urbana

Depois de muito ouvir falar sobre eles na escola, 120 estudantes da Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, do Sítio Cercado, conheceram pessoalmente, na sexta-feira (1/9), um pouco da cultura dos indígenas que moram na aldeia Kakané-Porã, no bairro Campo de Santana.

Acompanhados por uma equipe de professores da unidade, eles percorreram o local e ouviram uma palestra do cacique Carlos Luiz dos Santos, o Kajer. A atividade faz parte do conteúdo de História e está relacionada à Educação em Direitos Humanos, tema transversal estabelecido nas diretrizes curriculares de Curitiba. 

“Estávamos todos ansiosos. Inclusive eu”, disse a pedagoga Ana Paula Vieira da Silva, que liderou o grupo. Como os alunos – uma turma de 2º ano, duas de 3º e uma de 4º – ela esteve no local pela primeira vez. Até então, toda a referência sobre os primeiros habitantes do Brasil vinha dos livros e da mídia.

As crianças aprendem sobre o povo originário do Paraná a partir do 2º ano. Depois, sobre o nome dado à cidade, que é indígena, e as etnias formadoras. Agora, por causa da novela em andamento na TV aberta (Mundo Novo, da Rede Globo), veem indígenas na trama. “Apreciar um pouco dessas referências no meio urbano foi muito especial”, definiu a professora.

A aldeia onde os estudantes passaram parte da tarde tem condições de receber 35 famílias (cerca de 150 pessoas). Elas são descendentes dos povos caingangues, xetás e guaranis e estão instaladas na aldeia desde o final de 2008. Usam os serviços da Prefeitura – como escolas e unidades de saúde – e, na época da vacinação contra a gripe, por serem considerados mais suscetíveis à doença e passíveis de proteção, têm prioridade na aplicação da dose.

Além de visitar o local, os estudantes também doaram alimentos para a comunidade. Foram arrecadados produtos como arroz, feijão, macarrão e açúcar. Com a experiência vivida, farão debates na escola e usarão os conhecimentos na produção de textos.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-do-sitio-cercado-visitam-aldeia-indigena-urbana/43285.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …