João Pessoa/PB: Prefeitura planta mil e quinhentos coqueiros em todas as praias de João Pessoa

Por Jô Vital – em

Atenta à importância de se preservar o patrimônio ambiental da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), plantou, este ano, mil e quinhentas mudas de coqueiros nos 24 quilômetros de praias da Capital. Cada muda tem aproximadamente um metro e meio de altura e são produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela PMJP. Daqui a três anos as mudas começarão a dar cocos. As espécies plantadas são de uma variedade híbrida, nem são coqueiro gigante nem coqueiro anão.

Considerado uma das plantas mais representativas dos trópicos, o coqueiro, uma espécie exótica que foi introduzida no Brasil por volta de 1553, tem grande importância social. A planta fornece óleo, gorduras, minerais e vitaminas essenciais, além, claro, da água de coco, uma tradição em todo o litoral brasileiro.

Qualquer coco pode se transformar numa muda de coqueiro. É preciso escolher a espécie – se é coqueiro anão, coqueiro gigante ou intermediário. É mais indicado preparar a muda a partir de um coco que tenha caído de forma espontânea do coqueiro. A partir daí o fruto já começa a se desenvolver e quando iniciar a germinação é só enterrar metade do fruto no solo. É importante manter o local do plantio sempre limpo de plantas invasoras, fazer as regas corretas, duas vezes ao dia, sempre na parte da manhã e no finalzinho da tarde.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o plantio de coqueiros é apenas uma das ações na orla da cidade. “Estamos orientando os donos dos quiosques, para que tratem os resíduos de forma adequada, respeitando o ambiente. Com o plantio de coqueiros reforçamos a necessidade de manter e preservar a paisagem das nossas praias, o que, sem dúvida, faz toda a diferença em termos de conforto ambiental para os moradores da cidade e para os turistas”, concluiu.

Os coqueiros da orla de João Pessoa são limpos de 4 em 4 meses, quando são retiradas as palhas e os frutos, para evitar que atinjam os pedestres.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeitura-planta-mil-e-quinhentos-coqueiros-em-todas-as-praias-de-joao-pessoa/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …