São José dos Campos/SP: Campanha de conscientização de AIDS e ISTs realiza 180 exames

A Prefeitura de São José dos Campos realizou no último sábado (2) uma ação de conscientização sobre a Aids e as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A atividade, realizada das 8h às 13h na praça Afonso Pena, unidades de pronto atendimento, Hospital Municipal e Hospital de Clínicas Sul, disponibilizou aos munícipes a testagem rápida dessas doenças, distribuição de preservativos e panfletos.

Ao todo foram realizados 180 exames, que analisaram a incidência de Sífilis, Hepatites e HIV nas pessoas que se interessaram voluntariamente em ter o diagnóstico. Dentre os examinados, o resultado foi negativo em todos os testes para incidência de HIV, Hepatite B e C. Oito pacientes que testaram positivo para Sífilis foram encaminhados para atendimento e aconselhamento no CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) e unidades básicas de saúde. Para confirmação do resultado será feito um novo exame.

O local com maior número de testes foi o Hospital Municipal, com 36 exames realizados e um resultado positivo para Sífilis. A UPA do Campo dos Alemães realizou 33 testes; a UPA do Putim 29; o Hospital de Clínicas Sul 27; a UPA de Eugênio de Melo 20; a UPA do Novo Horizonte 20 e a UPA do Alto da Ponte 15.

Teste rápido

O teste rápido continua sendo oferecido nesta semana no CRMI e nas unidades básicas de saúde. O resultado sai em torno de 20 minutos, mas o atendimento pode se estender por mais tempo no pós-aconselhamento, dependendo do resultado. Todos os casos positivos são encaminhados ao CRMI para o acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral, antibióticos, antifúngicos, etc), que é inteiramente gratuito. A unidade atende na Rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

A campanha segue com o objetivo de diminuir a ocorrência destas doenças, através de um trabalho de conscientização e prevenção. Também estão previstas ações em escolas, empresas e estabelecimentos diversos.

 

Mais notícias
Saúde

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=27849.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …