Câmara Municipal de São Paulo Comissão do Idoso debate regulamentação de Fundo Municipal

Comissão debateu a regulamentação do Fundo Municipal do Idoso

MARIANE MASUIDO
DA TV CÂMARA

Nesta terça-feira (5/9) a Comissão do Idoso da Câmara se reuniu para discutir a regulamentação de um fundo que deve trazer verbas para financiar políticas públicas para a terceira idade na capital.

A Lei que criou o Fundo Municipal do Idoso é de 2012 e deveria ter sido regulamentada em 2013. Mas 5 anos depois essa população ainda espera pelos recursos. O Conselho Municipal do Idoso está cobrando a atual gestão para que a Lei entre efetivamente em vigor, como contou Clotilde de Souza, presidente do Conselho.

“O Conselho realmente está empenhado. Esse dinheiro faz falta e o fundo tem que ser regulamentado. Como disseram os outros conselheiros, é uma falta de vontade política. Esse Fundo já foi sancionado, passou por diversas instâncias. Não falta mais nada, a não ser a regulamentação.”

O Fundo permite que projetos voltados à saúde, cultura, esportes, assistência social e transporte para a terceira idade sejam financiados, com verbas públicas, ou com doações de pessoas físicas e jurídicas.

Elisabeth Peresira, coordenadora de políticas públicas para idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, acredita que a Lei será regulamentada.

“Nós acreditamos no empenho e na boa vontade do Prefeito para que São Paulo seja reconhecida como cidade amiga do idoso e, pra isso, esse Fundo precisa ser regulamentado.”

Diante das projeções que apontam para o aumento da população idosa na capital, o dinheiro é mais do que necessário para se criar políticas públicas para a terceira idade, segundo o vereador Fabio Riva (PSDB), integrante da Comissão.

“A população vem envelhecendo de uma forma geral. Nós precisamos ter políticas públicas que possam prevenir, para eliminar riscos de doenças, e que possam dar mais qualidade de vida. Por isso nós vamos lutar para que esse Fundo seja regulamentado.”

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/comissao-do-idoso-debate-regulamentacao-de-fundo-municipal/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …