Câmara Municipal de São Paulo Médicos Veterinários recebem homenagem na Câmara Municipal

Médicos veterinários foram homenageados na Câmara

DA REDAÇÃO

No dia 9 de setembro de 1933 o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que finalmente regularizava a profissão de médico veterinário no Brasil. Os cursos de formação já existiam desde 1910, mas sem reconhecimento do Estado.

Historicamente há relatos da existência da prática da intervenção humana na saúde animal desde 4 mil anos antes de Cristo. Hoje a medicina veterinária está presente em áreas estratégicas e pouco divulgadas.

Ao contrário do que muita gente imagina, a profissão vai muito além das clínicas para cães, gatos e bichos de estimação em geral. De acordo com o professor Marco Antonio Gioso, livre docente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (Universidade de São Paulo), o papel do médico veterinário está diretamente ligado a questões de segurança familiar e saúde pública.

“E não só saúde pública, mas também zoonoses, controle de vetores (ratos e mosquitos). E as pessoas não sabem ou se esquecem das carnes ou pescados. É o veterinário que cuida de tudo isso na área de inspeção de alimentos. As pessoas não sabem disso. Mas restaurantes e supermercados, por exemplo, contratam veterinários para fazer o controle de qualidade”, destacou Gioso, um dos homenageados na Câmara Municipal em reconhecimento ao Dia do Médico Veterinário (9/9).

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, Mário Eduardo Pulga, também fez questão de mencionar o papel de destaque dos veterinários na sociedade, contribuindo inclusive com a economia.

“Hoje nós trabalhamos dentro do agronegócio com resultados fantásticos. Junto com os agrônomos e zootecnistas, respondemos por cerca de 23% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Somos o segundo maior produtor mundial de frango de corte, segundo maior de carne vermelha e o quarto maior de suínos. Então o papel do médico veterinário é muito importante nesse segmento”, disse.

A vereadora Edir Sales (PSD), proponente do evento desta terça-feira no Salão Nobre, lembrou que o Estado de São Paulo reúne hoje o maior número de veterinários no país: mais de 40 mil médicos veterinários. Ela ressaltou a importância da atuação desses profissionais em defesa da causa animal.

“É a primeira homenagem que realizamos na Câmara aos médicos veterinários. Nós temos uma ligação muito forte, além de vários projetos aqui. Temos a Cãominhada, o Amigo Animal e o Castra Móvel. São vários projetos e ações que apoiamos, como feiras de castração e adoção. E fazemos tudo em conjunto. Por isso essa noite aqui é memorável”, disse a parlamentar.

A médica veterinária Priscila Christine Teles Gomes é uma das apoiadoras do projeto mencionado pela vereadora Edir, e confirmou a importância da Cãominhada para chamar a atenção da sociedade para a causa animal.

“A Cãominhada ocorre há três anos na Vila Prudente (zona leste). No início foi realizada com 1,5 mil pessoas. No segundo ano esse número dobrou e hoje já atingimos a marca de 5 mil. Começou com um Projeto de Lei aqui da Câmara e entrou para o calendário de eventos oficiais da cidade. Então se tornou um evento bastante requisitado, com muito sucesso e sempre muito familiar”.

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/medicos-veterinarios-recebem-homenagem-na-camara-municipal/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …