Curitiba/PR: Índice de Satisfação com serviços da Prefeitura cresce há 5 meses seguidos

O Índice de Satisfação com os serviços prestados pela Prefeitura de Curitiba cresce há cinco meses seguidos, de acordo com levantamento da Central 156.

Em agosto, o índice teve o melhor resultado do ano: 84,6% dos usuários consideraram-se satisfeitos. Esse porcentual melhora desde abril, quando ficou em 77,4% (veja abaixo o desempenho do ano). Em dezembro do ano passado, 70% dos entrevistados diziam-se satisfeitos.

De acordo com a central, os resultados espelham os esforços da administração para regularizar de maneira efetiva os serviços à população. “A percepção positiva dos cidadãos é inequívoca e numa tendência ascendente”, avalia Ozires de Oliveira, coordenador de atendimento ao cidadão da central.

O secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, destaca que desde o início do ano vêm sendo feitos esforços para recuperar a demanda reprimida de serviços pedidos pela população, como tapa-buracos, recolhimento de entulhos, reparos na rede elétrica, entre outros. “Melhorar essa área foi uma determinação do prefeito Rafael Greca ainda no início da gestão”, diz ele.

Segundo Jamur, cuja secretaria é responsável pela central gerida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), com organização administrativa e empenho é possível superar as dificuldades financeiras e atender boa parte da demanda. “As sondagens feitas pela central ilustram a evolução na qualidade do trabalho”, diz o secretário. “Ainda temos um bom espaço para melhorar a manutenção como um todo, o que está sendo feito na medida em que os problemas financeiros estão sendo superados.”

Volume de atendimento

Este ano, a Central 156 foi acionada 762.438 até 31 de agosto, o que dá uma média de 3.137 todos os dias.

Em agosto, os serviços mais pedidos pelos usuários foram para coleta de entulhos vegetais, iluminação pública e trânsito (como instalação de sinalização, por exemplo). A satisfação com a coleta – o serviço que lidera os pedidos – chega a 91,8% dos usuários.

O 156 faz principalmente dois tipos de atendimento: um são as solicitações de informações (que normalmente são respondidas diretamente pelo atendente) e outro de pedidos de serviços (que são encaminhados aos órgãos responsáveis dentro da estrutura do município). Também há espaço para os usuários registrarem queixas ou elogios e fazerem denúncias de alguma irregularidade.

Perfil dos pesquisados

Em agosto, o Índice de Satisfação foi medido por meio de enquete realizada com 5.033 usuários, por telefone e pela internet. A maioria dos participantes tem mais de 40 anos – 76,4% do total; já 18,8% têm entre 26 e 40 anos e 2,6%, entre 15 e 25 anos. Uma parcela de 37,6% completou o ensino médio, enquanto 33% completaram o fundamental e 26,2%, o ensino superior.

As sondagens também avaliam o Índice de Satisfação dos usuários com o serviço de atendimento propriamente dito, que este ano está com aprovação de 96% dos usuários ouvidos.

 

Serviço

Principal canal de comunicação entre a Prefeitura e os moradores da capital, a Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e pode ser acessada pelo telefone 156 ou pelo site www.central156.org.br, para solicitações de informações ou pedido de prestação de serviços.

 

Veja a evolução do Índice de Satisfação este ano:










 

% de pessoas que dizem estar satisfeitas com o serviço prestado pela Prefeitura?

Janeiro

83,2%

Fevereiro

82%

Março

81%

Abril

77,4%

Maio

79%

Junho

80,2%

Julho

81,3%

Agosto

84,6%

Fonte: Central 156 – Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/indice-de-satisfacao-com-servicos-da-prefeitura-cresce-ha-5-meses-seguidos/43301.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …