Presidente do TSE faz balanço de sua viagem oficial à França — Tribunal Superior Eleitoral

Confira as fotos do TSE no flickr

Na manhã desta quarta-feira (6), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, conversou com jornalistas e fez um balanço sobre sua viagem oficial à capital da França, onde esteve reunido com integrantes do Ministério do Interior daquele país.

O encontro tem o objetivo de aprofundar a cooperação já existente entre Brasil e França no que se refere ao processo eleitoral.

“Dei a minha visão sobre as reformas que estamos fazendo no Brasil e sobre esse aperfeiçoamento que o país tem feito. Nós temos passado por um teste de stress muito grande e temos dado boas respostas ao mostrar força institucional. Apesar de grandes falhas que ocorreram ao longo dos anos, nós mantivemos as instituições em funcionamento, acho que esse é um dado positivo”, disse Gilmar Mendes.

Um dos exemplos de aperfeiçoamento citado por ele é no campo da prestação de contas de campanhas. “Estamos melhorando o sistema, criando um software específico para contas e, certamente, vamos fazer uma cooperação também nesse sentido”, garantiu.

Por fim, o presidente do TSE elogiou a Justiça Eleitoral brasileira, que definiu como “uma boa concepção institucional”. Para ele, é interessante que um único órgão tenha concentrado as funções de realizar eleições, julgar o contencioso de processos, analisar as contas de campanhas e de partidos, dentre outras atribuições relevantes. “Foi um grande ganho para o Brasil e mostra que temos avanços a apresentar”, enfatizou.

A visita oficial à França teve duração de três dias, começando na segunda-feira (4) com reunião entre o presidente do TSE e a chefe do Escritório de Eleições e de Estudos Políticos francês, Sylvia Calves.

Na terça-feira, o encontro ocorreu no Conselho Superior do Audiovisual com Gil Moureaux, diretor-adjunto dos Assuntos Europeus e Internacionais, e Dominique Louveau, oficial de programa. No mesmo dia, Gilmar Mendes também esteve na Comissão Nacional de Contas de Campanha e de Financiamento Político, onde se reuniu com o seu presidente, François Logerot.

A última reunião ocorreu hoje com Frédéric Dore, diretor para as Américas e Caribe, representando o Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França.

CM/RG

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Setembro/presidente-do-tse-faz-balanco-de-sua-viagem-oficial-a-franca.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Barroso participa de cerimônia de apresentação do Plano Integrado de Segurança para as Eleições 2020 — Tribunal Superior Eleitoral

O Plano Integrado de Segurança Pública para as Eleições 2020 foi apresentado nesta sexta-feira (16) …