Relator da CPI da JBS deve ser anunciado nesta terça-feira — Senado Notícias

Será anunciado nesta terça-feira (12) o nome do novo relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito criada para investigar as atividades do grupo JBS. O nome deve ser anunciado em reunião marcada para as 14h30. A escolha deve ser feita entre três nomes: Carlos Marun (PMDB-MS), Hugo Leal (PSB-RJ) e Fernando Francischini (SD-PR).

— São três nomes espetaculares, três parlamentares de muito conhecimento do Congresso Nacional e do assunto. Hoje, até as 22 horas, acredito que vamos terminar essa conversação e escolher o relator — informou o presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), em entrevista coletiva.

Questionado sobre a independência dos três parlamentares, Ataídes disse acreditar que Francischinni tem essa característica, mas lembrou que o PMDB, como maior partido do Congresso, normalmente fica com a relatoria quando não tem a presidência da comissão. Sobre Marun, apontado como defensor de Temer, o presidente  disse que não pretende brigar com o PMDB.

— O PMDB é o maior partido aqui no Congresso Nacional, e essa relatoria, como é costumeiro aqui dentro, ficaria com o PMDB. Nós estamos conversando para ver se chegamos a um acordo, mas  não vou comprar, evidentemente, encrenca com o maior partido do Congresso Nacional.

Irmãos Batista

Ataídes informou já ter feito requerimentos para que sejam ouvidos os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da empresa J&F e responsáveis pela delação premiada que envolveu o presidente Michel Temer. Esses requerimentos podem ser votados na reunião de terça. Também há a intenção de ouvir Ricardo Saud, executivo do grupo dos irmãos Batista. Ele e Joesley chegaram nesta segunda-feira a Brasília, onde ficarão presos.

Além deles, o presidente pretende ouvir o ex-procurador Marcelo Miller, que é suspeito de ter cometido crimes de organização criminosa, obstrução das investigações e exploração de prestígio, orientando os irmãos Batista. Ataídes informou que também pretende ouvir ex-presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

— O ponto principal, evidentemente, é o esclarecimento dessa “superdelação diferenciada”. Imagino que os 16 senadores e 16 deputados federais  da comissão terão inúmeras perguntas a fazer a eles e espero que eles venham dispostos a nos responder às nossas indagações — disse Ataídes.

A intenção da CPI é conseguir o compartilhamento de dados da Operação lava-jato. O presidente disse que pedirá o auxílio, na CPI, de um delegado que participou da operação Lava-Jato.

Sobre o encontro com o presidente Michel Temer, no último domingo, o senador informou que o assunto não foi a CPI, mas sim a duplicação da BR 153 no Tocantins. Para ele, não há problema no encontro, já que sua função, como parlamentar, é trabalhar pelo Brasil e pelo seu estado.

Instalada na última terça-feira (5), a CPI tem como vice-presidente o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). O foco da comissão mista são as supostas irregularidades envolvendo as empresas JBS e J&F em operações realizadas com o BNDES e BNDESPar, ocorridas entre os anos de 2007 a 2016.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/09/11/relator-da-cpi-da-jbs-deve-ser-anunciado-nesta-terca-feira.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …