Câmara Municipal de São Paulo Cuidador de idosos deve ficar atento com administração dos medicamentos  





ELDER FERRARI
DA WEB RÁDIO CÂMARA

Um dos aspectos mais complexos para os cuidadores de idosos é a administração medicamentosa. Este é um dos principais assuntos tratados no curso “Boas Práticas para Atenção à Pessoa Idosa”, que acontece todo o mês na Câmara Municipal de São Paulo.

A enfermeira Cláudia Vallone Silva, uma das organizadores do curso, ressalta que é responsabilidade do cuidador administrar a medicação ao idoso. E isso quer dizer organizar os medicamentos, separar por horários e garantir que o remédio seja dado. Ela explicou que é sugerido aos cuidadores dar o medicamento junto com as refeições.

“Que essa pessoa possa fazer a divisão dessas medicações, se puder ser junto com a refeição é melhor, porque o idoso não vai perceber que aquilo estará acontecendo, mas para isso é necessária uma indicação do médico. Não se pode fazer nada sem orientação médica.”

A também enfermeira Maria Alice Lelis ressalta que normalmente os problemas acontecem com os idosos que têm doenças crônicas e necessitam de diversos medicamentos.

“Quando ele tem mais de uma doença crônica, como por exemplo hipertensão, diabetes, hipotiroidismo, o paciente precisa de um número de medicamentos que que fica desconfortável para o uso”.

Maria Alice ainda destacou que o cuidador de idosos só pode administrar os medicamentos orais. Os medicamentos injetáveis são específicos para profissionais de saúde. Ela chamou a atenção para os idosos hipertensos, que rejeitam o medicamento por alegar que não estão com a pressão alta. Mas a enfermeira explica que esse tipo de medicamento é justamente para manter o controle da doença.

“E evitar que ele desenvolva um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou Acidente Vascular Encefálico. E algumas vezes o idoso acha que não precisa, por estar com a pressão regular.”

O curso gratuito de capacitação Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idoso acontece mensalmente no Palácio Anchieta e a próxima edição será realizada no dia 26 de outubro, uma quinta-feira. Mais informações você pode consultar aqui. O curso tem o apoio do vereador Gilberto Natalini (PV)



Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/cuidador-de-idosos-deve-ficar-atento-com-administracao-dos-medicamentos/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sessão Pública define vencedores do 40º Prêmio Vladimir Herzog

DANIEL MONTEIRODA REDAÇÃO Os vencedores do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos …