STF >> Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

Sexta-feira, 29/9

20h – Justiça Viva
Em diferentes períodos de sua história, o Brasil viveu sob governos autoritários e o último deles foi a ditadura civil-militar que durou 21 anos. Para se reconciliar com o passado, preparar o futuro e consolidar sua democracia, o país deu início à implementação da chamada justiça de transição, assunto do Justiça Viva desta semana. É por meio da justiça de transição que se busca a responsabilização dos agentes que cometeram crimes, a reparação das vítimas e a garantia do direito à memória e à verdade, iniciativas necessárias para assegurar a não repetição das graves violações ocorridas no passado. Para debater o processo de implantação da justiça de transição no país, os convidados do programa são a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen, o professor de história da UnB José Otávio Nogueira e a advogada Camila Gomes.
Reapresentações: 29/9, às 20h e 31/9, às 21h.

20h30 – Iluminuras
O Iluminuras dessa semana fala de direito de tributação e agronegócio. O programa recebe o escritor Elvino de Carvalho Mendonça, doutor em economia pela UNB, ex- Conselheiro do CADE e Diretor de Gestão de Políticas de Mineração e de Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia (MME). Elvino é um dos autores da obra "Compêndio de Direito da Concorrência: Temas de Fronteira". O outro convidado é o advogado Leonardo Loubet, autor do livro “Tributação Federal no Agronegócio”. Loubet reuniu na obra as mais recentes decisões judiciais sobre o tema e sistematizou toda a tributação federal cobrada dos produtores rurais e das agroindústrias.
Reapresentação: 30/9, às 20h30; 1º/10, às 20h30; 2/10, às 18h; 3/10, às 22h; 4/10, às 13h30 e 5/10, às 22h.

21h30 – Em Cartaz
O programa desta semana reapresenta o documentário “Coração do Brasil”. A produção resgata a expedição dos irmãos Villas-Bôas ao centro geográfico do Brasil, em 1958. No local encontramos a terra indígena Capoto, em Jarina, Mato Grosso. A obra é dirigida e produzida por Daniel Santiago e mostra o retorno de Sérgio Vahia, Adrian Cowell e cacique Raoni, 50 anos depois, às terras. Ali, eles trocam recordações e histórias sobre a região. Antes do filme, será exibida uma entrevista com o diretor, Daniel Santiago.
Reapresentações: 29/9, às 21h30; 30/9, às 22h30 e 1º/10, às 22h30.

Sábado, 30/9

7h30 – Plenárias
O destaque da semana é a conclusão do julgamento sobre ensino religioso nas escolas públicas. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) analisou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439 na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) questionava o modelo de ensino religioso nas escolas da rede pública de ensino do país. Por maioria dos votos (6 x 5), os ministros entenderam que o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras pode ter natureza confessional, ou seja, vinculado às diversas religiões. O programa também mostra a continuação do julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 929670, com repercussão geral reconhecida, sobre prazo de inelegibilidade anterior à Lei da Ficha Limpa. Por fim, o Plenárias vai exibir uma reportagem especial sobre um ano da presidência da ministra Cármen Lúcia no STF e a divulgação do relatório de prestação jurisdicional de seu primeiro ano de gestão à frente do Tribunal, iniciado em 12 de setembro de 2016.
Reapresentações: 30/09 às 15h e 17h30; 1º/10, às 7h30; 3/10 às 4h30 e 4/10 às 4h30.

8h – Saber Direito Debate
Toda a trajetória de Diogo Carlos Lopes Sousa, especialista em Direito Público e Privado e professor de Direito Constitucional e Penal, está no Saber Direito Debate desta semana. O professor fala sobre sua paixão pelo Direito, as motivações que o impulsionaram na carreira profissional, a experiência como docente e o dia a dia do mundo jurídico.
Reapresentações: 30/09, às 23h30; 1º/10, às 8h, 14h30 e 23h30.

8h30 – Saber Direito Responde
No Saber Direito Responde, Diogo Carlos Lopes Sousa, especialista em Direito Público e Privado e professor de Direito Constitucional e Penal, tira dúvidas sobre os principais dispositivos legais e jurisprudenciais citados nas aulas sobre o direito de segurança.
Reapresentações: 30/09, às 14h30; 1º/10, às 8h30 e 2/10, à 0h.

9h – Academia
Há muito que o Brasil detém as primeiras colocações no ranking dos países com maior carga tributária. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), ela corresponde a 34,5% e coloca o país na 14º posição de uma lista dominada por países europeus, onde os serviços públicos mantidos por esses tributos são de comprovada qualidade. O Academia dessa semana aborda a teoria institucional da praticabilidade tributária. O estudo foi tema da tese de Eduardo Morais da Rocha defendida junto ao programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção do título de doutor.
Reapresentação: 30/9, às 9h; 1º/10, às 9h; 2/10, às 9h e 4/10, às 9h.

12h – Fórum
O programa Fórum desta semana debate regularização de garimpos no Brasil. A autorização para explorar uma área de garimpo exige que o interessado recorra ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão do governo federal que trata do assunto. A permissão de lavra garimpeira só é concedida depois de licença ambiental e confirmação de que não há outros pedidos para a mesma área. Os convidados para debater o assunto são Frederico Munia Machado, procurador federal e o diretor de fiscalização minerária do DNPM, Walter Arcoverde.
Reapresentação: 1º/10, às 12h.

12h30 – Meio Ambiente por Inteiro
Na edição desta semana, o programa Meio Ambiente por Inteiro destaca a nova legislação e as inovações no setor da construção civil. O objetivo das melhorias é o de minimizar os impactos ambientais. Em alguns Estados da Federação, a Lei da Permeabilidade já está em vigor e faz a diferença no meio ambiente exigindo soluções sustentáveis nas construções. O programa também apresenta a construção sustentável de um prédio de laboratório, que envolve a diminuição dos impactos de ruído e de sujeira, destinação correta de entulho, reaproveitamento de resíduos, escolha de parceiros certificados nos seus segmentos e a compra de materiais credenciados por órgãos ambientais, visando reuso e reciclagem do material.
Reapresentações: 1º/10, às 12h30; 2/10, às 12h; 3/10, às 18h; 4/10, às 12h; 5/10, às 12h30 e 6/10, às 18h.

14h – Artigo 5º
Todos os cidadãos têm direitos e deveres que podem ser retirados em situações graves. Nesses casos, é determinada a interdição judicial, tema do Artigo 5º dessa semana. Participam do programa Liliana Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBFAM) no Distrito Federal, e o advogado Leandro Gobbo, professor e Mestre em Direito Civil.
Reapresentação: 1º/10, às 14h.

18h30 – Repórter Justiça – Especial Constituinte
Na série especial 30 anos da Constituinte, você vai conhecer nesta semana alguns dos especialistas de todo o processo que se desenvolveu no Congresso Nacional durante a elaboração da Constituição Federal. O Repórter Justiça também apresenta os integrantes das comissões e subcomissões que faziam o desenho final do projeto e o depoimento de magistrados, ex-parlamentares e técnicos que contribuíram com o texto final. Oficialmente a elaboração da nova Constituição Brasileira durou 600 dias – de 1º de fevereiro, de 1987 a 22 de setembro de 1988 – e envolveu os deputados e senadores eleitos em 1986.
Reapresentações: 1º/10, às 18h30; 2/10, às 20h30; 3/10, às 7h30; 5/10, às 20h30.

21h – Via Legal
O programa Via Legal dessa semana mostra decisão que condenou banco a pagar indenização a cliente que teve o cartão roubado, transplante de órgão no exterior, aposentadoria especial para carpinteiro por trabalhar em obras de grande porte e pedido de revalidação de diploma de curso realizado em outro país. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais.
Reapresentações: 1º/10, às 16h e 3/10, às 12h.

Domingo, 1º/10

16h30 – JT na TV
O Justiça do Trabalho na TV desta semana traz debate sobre a reforma Trabalhista, mais especificamente sobre as fraudes no processo do trabalho. Os convidados são o desembargador Alexandre Ramos, do TRT de Santa Catarina, e o advogado Ricardo Corrêa, presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT). Eles falam quais são as fraudes mais comuns cometidas por empregadores e trabalhadores e como essas práticas atrapalham o andamento da Justiça, que vem combatendo as fraudes de forma mais ativa. Entre as principais estão a falsificação do cartão-ponto e a apresentação de atestado médico falso. Os entrevistados abordam também sobre alguns sistemas disponíveis como Bacenjud, Renajud, Serasajud, entre outros, que interligam a Justiça à informações e que facilitam ao juiz encontrar meios que garantam a execução do processo.

21h30 – Refrão
O programa Refrão dessa semana mostra o trabalho da banda O Tarot, de Brasília. A mistura dos sons de vários países cria um clima único para as canções. À primeira audição, parece até que os músicos fazem rock cigano, mas a proposta vai muito além. O grupo lançou um EP no ano passado e prepara o lançamento do primeiro álbum ainda para 2017.
Reapresentações: 2/10, às 13h30; 3/10, às 21h30; 5/10, às 21h30; 6/10, às 13h30 e 7/10, às 21h30.

Segunda-feira, 2/10

8h – Saber Direito Aula
Execução Fiscal no Novo Código de Processo Civil e na jurisprudência dos tribunais é o tema do Saber Direito Aula desta semana. O curso tem cinco aulas e apresenta as fases: Pré-Processual; Dívida Ativa e Legitimidade; Judicial; Judicial e Defesa Parte 1; Defesa, Recursos e Prescrição. O professor é o Procurador da Fazenda Nacional, Felipe Duque – mestrando em Direito Político e Econômico.
Reapresentações: segunda a sexta-feira, às 8h e às 23h30.

20h – Direito sem Fronteiras
O Direito sem Fronteiras desta semana aborda campos de refugiados. Os convidados do programa para debater o tema são Hédel Torres, mestre em Direito Internacional, e o oficial de proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) Gabriel Godoy.
Reapresentações: 4/10, às 19h; 5/10, às 20h; 6/10, às 19h; 7/10, às 20h e 8/10, às 20h.
Fonte: TV Justiça
 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=357565.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …