[Evento] Sesc divulga agenda cultural de outubro do Cine Teatro Mussi, em Laguna – Notícias – Prefeitura Municipal de Laguna

Teatro infantil, projeto Baú de Histórias, Arte da Palavra, Circuito Sesc de Música e Mostras de Cinema, com entrada franca, são destaques da programação de outubro do Cine Teatro Mussi, em Laguna, em uma realização do Sesc em Santa Catarina.  O Cine Teatro Mussi está localizado na Rua Osvaldo Cabral, 165, no Centro Histórico. Os ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes de cada evento na bilheteria do teatro.

Para as crianças, nesta quarta-feira, 04/10, às 14h, acontece apresentação do espetáculo “Meu Pai é um Homem Pássaro”, da Cia Experimentus, pela Rede Sesc de Teatros. Na trama, Jack é um homem que vive sob os atenciosos cuidados de sua filha Lizzie. Apaixonado pelos pássaros, ele inscreve-se na Grande Competição do Pássaro Humano. O sonho do avoado se torna também um desejo da filha e, assim, novos laços começam a ser estabelecidos entre os dois. Após a apresentação, haverá um bate-papo sobre “Textualidade, sonoridade e criação infantojuvenil em Meu Pai é um Homem Pássaro”.

Outra atração estadual voltada ao público infantil, o projeto Baú de Histórias, promove sessões do espetáculo “Histórias à Brasileira – Causos e Cantorias”, no dia 10/10, às 8h30 e 14h15. O contador de histórias Vinícius Mazzon, apresenta uma trama de contos, causos e músicas populares, entrelaçados por conversas que os atores improvisam com a plateia. A dramaturgia é baseada em contos da literatura oral brasileira, em adaptações do folclore e canções de duplas da época de ouro do rádio e do humor brasileiro. 

O Arte da Palavra, projeto nacional do Sesc, apresenta no domingo (08/10), às 15h e 18h, o sarau poético-musical “O Livro em Cena”, com os artistas pernambucanos Stephany Metódio e Alexandre Revoredo, dentro do Circuito Oralidades. O espetáculo traz o livro para a cena propondo uma viagem litero-musical pelas obras de diversos autores contemporâneos pernambucanos.

Há 15 anos na estrada, o Circuito Sesc de Música chega ao Cine Teatro Mussi, nos dias 18, 19 e 20/10, às 20h, para apresentações gratuitas dos shows selecionados para o projeto e bate-papo com os artistas. Circulam o Estado os espetáculos “Raiz Forte”, da premiada Ana Paula da Silva, de Joinville e “Miragem – Performance de Música Eletrônica Orgânica”, de Diogo de Haro, de Florianópolis. A abertura será com o show local “Samambaia”, com Vanildo Machado e participação de Giselle Paes.

A programação de cinema é construída em parceria com o Programa de Extensão “Cidade Reencontrada” da UDESC e o Cineclube Laguna do IPHAN. Neste mês, duas mostras estão em destaque. A Mostra Clássicos do Espectador apresenta os filmes “Pinóquio” (11/10, às 14h), “O Anjo Azul” (11/10, às 20h), “A Marca do Zorro” (15/10, às 20h), e “O Garoto” (25/10, às 14). Já a Mostra de Cinema Sci-fi exibe uma seleção de grandes filmes de ficção científica. Em cartaz, obras-primas do gênero, que marcaram época, como os longas-metragens “Planeta dos Vampiros” (27/10, às 18h), “Eles Vivem” (27/10, às 20h), “A Ameaça que Veio do Espaço” (28/10, às 18h), “O Planeta Proibido” (28/10, às 20h), e “Fuga no Século 23” (29/10, às 20h).

A edição de Outubro do projeto Diálogos Urgentes, que busca fomentar a reflexão através de documentários contemporâneos, na última quarta-feira de cada mês, acontece no dia 25/10, às 19h, com sessão do documentário “Tarja Branca”, de Cacau Rhoden, que aborda a importância do brincar. Após a exibição haverá um debate sobre o filme e temas relacionados.

Programação cultural completa Cine Teatro Mussi – Outubro 2017

Os ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes de cada evento, na bilheteria do Cine Teatro Mussi

Mais informações: (48) 3644-0152.

 

04/10 (qua), às 14h: Rede Sesc de Teatros – Espetáculo “Meu Pai é um Homem Pássaro”, com Cia Experimentus

Sinopse: Jack é um homem que vive sob os atenciosos cuidados de sua filha Lizzie. Apaixonado pelos pássaros, ele inscreve na Grande Competição do Pássaro Humano. O sonho do avoado se torna também um desejo da filha e, assim, novos laços começam a ser estabelecidos entre os dois.

Bate-papo: “Textualidade, sonoridade e criação infanto-juvenil em Meu Pai é um Homem Pássaro”

Neste debate os integrantes da Cia. Experimentus compartilham aspectos sobre seu processo de trabalho artístico, e o trajeto de montagem do espetáculo “Meu Pai é um Homem Pássaro”, como: a relação com a obra do escritor David Almond, a pesquisa sonora e de jogo cênico, a construção dos personagens e da encenação, além do processo vivido ao longo das apresentações desde a estreia em 2015.

Duração: 55 minutos / Classificação Etária: Livre (a partir de 5 anos) / Gratuito

08/10 (dom), 15h e 18h: Arte da Palavra: Circuito de Oralidades “O Livro em Cena”, com Stephany Metódio e Alexandre Revoredo (PE) 

CIRCUITO DE ORALIDADES – circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas. O circuito de oralidades conta com contadores de histórias, poetas ou performers selecionados pelo Departamento Nacional (2 ações no mesmo dia).

Sinopse: Stephany Metódio e Alexandre Revoredo (PE) promovem um verdadeiro deleite literário no projeto “O Livro em Cena”. O projeto é um sarau poético-musical, um passeio sobre as veredas da literatura e da canção. O espetáculo traz o livro para a cena propondo uma viagem litero-musical pelas obras de diversos autores contemporâneos pernambucanos.

A partir de uma vasta pesquisa acerca da literatura contemporânea produzida em Pernambuco, aliada a experiência de palco, saraus, composições e criações artísticas, trabalhos desenvolvidos com contação de história, leituras dramatizadas, oficinas literárias e performance poéticas, Stephany Metódio (atriz, contadora de histórias, arte-educadora e produtora cultural) e Alexandre Revoredo (musico, compositor, poeta e arte educador) promovem um verdadeiro deleite literário no projeto “O Livro em Cena”. Criado em 2011, o projeto é um sarau poético-musical, uma aula-espetáculo, um passeio sobre as veredas da literatura e da canção. O espetáculo traz o livro para a cena propondo uma viagem litero-musical pelas obras de diversos autores contemporâneos pernambucanos. Textos de Marcelino Freire, Mário Rodrigues, Wilson Freire, Hélder Herik, Fernanda Limão, Miró da Muribeca, Cida Pedrosa, Mariane Bigio e vários outros escritores e escritoras dialogam diretamente com canções de cantautores pernambucanos, ganhando vida na interpretação dos atores-declamadores. Além dos textos, recursos visuais, sonoros e corporais se integram nas narrativas. A apresentação é dinâmica e interacional contém poemas, contos, micro-contos, canções e haicais.

Duração: 40 minutos (cada sessão) / Classificação Etária: Jovens e Adultos / Gratuito

10/10 (ter), às 8h30 e 14h15: Baú de Histórias – “Histórias à Brasileira – Causos e Cantorias”

Sinopse: Histórias à Brasileira – causos e cantoria, com Vinícius Mazzon, apresenta uma trama de contos, causos e músicas populares, entrelaçados por conversas que os atores improvisam com a plateia. A dramaturgia é baseada em contos da literatura oral brasileira, em adaptações do folclore e canções de duplas da época de ouro do rádio e do humor brasileiro. 

Duração: 40 minutos (cada sessão) / Classificação Etária: 07 a 12 anos / Gratuito 

 

11/10 (qua), às 19h, na Casa de Cultura: Roda de Leitura – Poesia

Sinopse: Prática cultural relacionada ao hábito de ler conjuntamente, visando o contato com a narrativa curta ou longa com a mediação da assistente biblioteca. Leitura de poesias de livros do acervo da biblioteca do Sesc.

Duração: 30 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

 

11/10 (qua), às 12h30: Série: “O Começo da Vida” – Ep. 1: “O Bebê Fantástico”

[Série, Brasil, Dir. Estela Renner, 2016]

Sinopse: Os primeiros anos estruturam a vida de uma pessoa. “O Começo da Vida – A Série” dá continuidade ao movimento do filme, retomando a questão da Primeira Infância em 6 episódios com materiais inéditos, retratando novas descobertas e histórias comoventes. 

O primeiro episódio da série, “O Bebê Fantástico”, explora a importância das interações humanas nos primeiros anos de vida, tornando-se um começo extraordinário para que os bebês alcancem seu verdadeiro potencial.

Duração: 43 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

11/10 (qua), às 14h: Mostra Clássicos do Espectador – Filme: “Pinóquio”

[Animação, EUA, Dir. Norman Ferguson, 1940]

Sinopse: Gepeto é um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul da vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio. Ansioso para se tornar um menino de verdade, Pinóquio se mete em várias confusões, apesar dos constantes avisos de seu amigo Grilo Falante. O boneco tem uma particularidade: sempre que mente seu nariz cresce. Até o dia em que precisa resgatar seu criador, quando ele fica preso na barriga de uma baleia.

Duração: 88 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

11/10 (qua), 20h: Mostra Clássicos do Espectador – Filme: “O Anjo Azul”

[Drama, Alemanha, Dir. Josef Von Sternberg, 1940]

Com Marlene Dietrich, Emil Jannings, Roland Varno

Sinopse: Immanuel Rath é um severo mas respeitado professor, que vê alguns dos alunos passando cartões postais que mostram uma sensual cantora de cabaré, que se apresenta no “O Anjo Azul”, um clube local. Naquela noite, vai para o cabaré, mas é envolvido pela selvagem atmosfera quando a sedutora Lola entra em cena como uma vamp, usando meias compridas, cinta liga, salto alto, um colete e uma cartola, que cobria parcialmente seus cabelos louros.

Duração: 107 minutos / Classificação Etária: 12 anos / Gratuito

14/10 (sáb), às 18h30: Apresentação Corais Infantis

Duração: 90 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

15/10 (dom), às 20h: Mostra Clássicos do Espectador – Filme: “A Marca do Zorro”

[Aventura, EUA, Dir. Rouben Mamoulian, 1940]

Com Tyrine Power, Linda Darnell, Basil Rathbone

Sinopse: O aristocrata Don Diego Vega regressa da Espanha e encontra sua pátria aterrorizada por um governador tirano. Ele deixa de lado sua nobreza, coloca uma máscara e luta por justiça e pelo povo.

Duração: 94 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

18/10 (qua), às 20h: Circuito Sesc de Música: “Samambaia” com Vanildo Machado e participação de Giselle Paes (Laguna/SC)

Sinopse: Samambaia é um show intimista, com música autoral e parcerias, concebido na cidade de Laguna a partir da situação ambiental da cidade e a relação que a população local tem com o meio ambiente. Show de música e muita poesia que dialoga com a plateia.

Duração: 60 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

19/10 (qui), às 20h: Circuito Sesc de Música: “Raiz Forte” com Ana Paula da Silva (Joinville/SC)

Sinopse: “Raiz Forte”, sexto álbum da artista, traduz a força do canto, da composição e o mergulho profundo que ela traz em seus projetos durante 20 anos de carreira. Madura, apresenta seu lugar, sua poesia, sua terra natal, seus ancestrais, tudo envolvido pelas águas catarinas, seu violão sua voz e sua raiz. 

Bate-Papo: Cenário Musical Brasileiro. Uma reflexão sobre o momento atual musical no Brasil, suas manifestações, sua divulgação, para encontrar caminhos que construam um novo movimento artístico e cultural de encontro com a sociedade e de trabalho coletivo.

Duração: 60 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

20/10 (sex), às 20h: Circuito Sesc de Música: “Miragem: Música Eletrônica Orgânica” com Diogo de Haro (Florianópolis)

Sinopse: Performance sonora/musical que parte da matéria do som eletrônico produzido em instrumentos de síntese analógica combinados aos timbres do piano acústico e do piano eletromecânico.

Bate-Papo: A Síntese Analógica Como Catalisadora do Processo Criativo em Música. Como a criação de uma paleta sonora especifica pode determinar a composição e identidade de um tema? Introdução a síntese sonora analógica seguida da apresentação e explicação do funcionamento de cada um dos sintetizadores, filtros e outros instrumentos musicais envolvidos no concerto.

Duração: 60 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

25/10 (qua), às 12h30: Série: “O Começo da Vida” – Ep. 2: “Tornar-se Pai, Tornar-se Mãe” O Começo da Vida 

[Série, Brasil, Dir. Estela Renner, 2016]

Sinopse: Os primeiros anos estruturam a vida de uma pessoa. “O Começo da Vida – A Série” dá continuidade ao movimento do filme, retomando a questão da Primeira Infância em 6 episódios com materiais inéditos, retratando novas descobertas e histórias comoventes. 

O segundo episódio da série, “Tornar-se pai, tornar-se mãe”, aborda as alegrias e os desafios da parentalidade, em um episódio bem-humorado e sensível.

Duração: 42 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

25/10 (qua), às 14h: Mostra Clássicos do Espectador – Filme: “O Garoto”

[Comédia, EUA, Charles Chaplin, 1920]

Com Charles Chaplin, Edna Purviance, Jackie Coogan

Sinopse: Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro.

Duração: 68 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

25/10 (qua), às 19h: Diálogos Urgentes – Filme: “Tarja Branca”

[Documentário, Brasil, 2014, Dir. Cacau Rhoden]

Sinopse: Brincadeira é coisa séria e não é só assunto de criança. É fazer o que se gosta, valorizar o prazer pessoal, colorir os dias. Vivemos em busca da felicidade, mas será que estamos procurando no lugar certo? Com José Simão, Antonio Nóbrega, Wandi Doratiotto e outras personalidades. Após a exibição haverá um debate sobre o filme e temas relacionados.

Duração: 79 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

27/10 (sex), às 18h: Mostra Sci-fi – Filme “Planeta dos Vampiros”

Ficção Científica, Itália/Espanha, Dir. Mario Bava, 1964

Sinopse: Em um futuro distante, uma missão de investigação parte em rumo ao planeta Aura. Ao chegar, a tripulação começa a lutar entre si, sem compreender o motivo. Criativa ficção do mestre Bava que influenciou “Alien – O Oitavo Passageiro”, de Ridley Scott.

Duração: 88 minutos / Classificação Etária: 14 anos / Gratuito

27/10 (sex), às 20h: Mostra Sci-fi – Filme “Eles Vivem”

[Ficção Científica, EUA, Dir. John Carpenter, 1988]

Sinopse: Operário descobre um par de óculos que o permite ver que alienígenas dominaram a Terra, controlando os humanos através de propagandas subliminares. Com ácido comentário social, este cult de Carpenter é um dos filmes essenciais dos anos 80.

Duração: 94 minutos / Classificação Etária: 14 anos / Gratuito

28/10 (sáb), às 18h: Mostra Sci-fi – Filme “A Ameaça que Veio do Espaço”

[Ficção Científica, EUA, Dir. Jack Arnold, 1953]

Sinopse: No interior do Arizona, um astrônomo descobre que uma espaçonave caiu no deserto, mas ninguém acredita nele. Quando moradores começam a desaparecer, ele decide investigar. Baseado em um conto do genial Ray Bradbury (“Fahrenheit 451”). 

Duração: 80 minutos / Classificação Etária: 14 anos / Gratuito

28/10 (sáb), às 20h: Mostra Sci-fi – Filme “O Planeta Proibido”

[Ficção Científica, EUA, Dir. Fred M. Wilcox, 1957]

Sinopse: Inspirado em “A Tempestade”, de William Shakespeare, o filme conta a história de uma expedição para verificar uma colônia de cientistas em um planeta distante. Um dos clássicos absolutos da ficção, a produção marcou a estreia do icônico robô Robby.

Duração: 99 minutos / Classificação Etária: 14 anos / Gratuito

29/10 (dom), às 18h: Filme: “A General” (com trilha sonora ao vivo)

[Comédia, EUA, Dir. Buster Keaton, 1927]

Sinopse: Quando a Guerra Civil americana teve início, o maquinista Johnny Gray apaixonado pelo seu trem A General não foi aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Assim, sua amada Annabelle começou a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee.

Duração: 89 minutos / Classificação Etária: Livre / Gratuito

29/10 (dom), às 20h: Mostra Sci-fi – Filme: “Fuga no Século 23”

[Ficção Científica, EUA, Dir. Michael Anderson, 1976]

Sinopse: No século 23, a população tem uma idade limite para viver: 21 anos. Os computadores decretaram essa medida para manter controle demográfico. Um policial, Logan, é designado para encontrar o “santuário”, local onde os fugitivos se escondem. Ele está próximo de completar os 21 anos, quando começa a questionar as regras do sistema.

Duração: 129 minutos / Classificação Etária: 14 anos / Gratuito 

Fonte:

Assessoria de Imprensa Sesc/SC 

 

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=11145.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …