João Pessoa/PB: Semam promove ações educativas na nascente do Rio Cuiá

Por Jô Vital – em

Nesta quarta-feira, 4, a partir das 9h, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), fará uma ação educativa na nascente do Rio Cuiá, no bairro do Grotão, em comemoração ao Dia da Natureza.

Profissionais da Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam e do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, farão a limpeza da área e vão conversar com moradores do entorno, convidando as pessoas a participarem das atividades, falando sobre a importância da preservação da nascente. Será feito o replantio de dez mudas de árvores nativas e também serão distribuídos materiais educativos, produzidos pelos técnicos da Diep, como o folder Protegendo Nascentes.

O folder Protegendo Nascentes foi produzido fazendo referência às xilogravuras e aos folhetos de cordel , com explicações sobre o que são as nascentes dos rios, a importância da preservação das matas ciliares (matas que margeiam os rios e tem a função de proteger o entorno da erosão e de outras agressões) e ainda informações sobre o que são APP (Áreas de Preservação Permanente, protegidas por lei) e o que fazer em caso de crimes ambientais. O folder traz a poesia Nascentes, do poeta e arte educador Marcelo Soares.

O Dia da Natureza é comemorado anualmente, sempre no dia 4 de outubro, no Brasil. Esse também é o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, santo católico conhecido por seu amor aos animais e à natureza. Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “esse é mais um momento em que a Semam aproveita as datas do Calendário Ambiental para promover ações educativas, em contato com a população, levando informação e sensibilizando para as questões ambientais da cidade”, concluiu.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semam-promove-acoes-educativas-na-nascente-do-rio-cuia-2/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …