Câmara Municipal de São Paulo Troca de combustíveis da frota de ônibus tem nova rodada de negociações

O principal ponto debatido na reunião foi a fixação das metas de redução de poluentes dos ônibus

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), e o vereador Gilberto Natalini (PV) receberam nesta quarta-feira (4/10) representantes de organizações de defesa ambiental e de entidades sociais para mais uma rodada de negociações envolvendo o Projeto de Lei (PL) 300/2017, que trata da troca da matriz energética da frota de ônibus.

Leite e Natalini são coautores de um substitutivo para o Projeto. O encontro teve a participação de Pedro Telles e Davi Martins, do Greenpeace; Ricardo Borges Martins, da Minha Sampa; Américo Sampaio, da Rede Nossa São Paulo; e Rafael Calabria, do Idec.

O principal ponto debatido na reunião foi a fixação das metas de redução de poluentes dos ônibus. Uma possibilidade de consenso surgiu na diferenciação dos prazos para os ônibus de grande porte e os micro-ônibus – os veículos menores teriam um prazo maior, já que hoje não há tecnologia disponível para atender as necessidades dessa frota específica.

O presidente do Legislativo ressaltou que as negociações caminham para um ponto de convergência. “Começamos as conversas com divergências enormes e agora estamos perto de fechar. Estamos buscando uma alternativa factível e sustentável para todos os lados envolvidos no processo”, afirmou Leite.

Durante a reunião, Natalini apresentou uma nova proposta de substitutivo que, segundo ele, condensa tudo o que foi debatido até agora. “Não é um texto imutável, está aberto para sugestões para avançarmos nas conversas”, disse.

Uma nova reunião deverá ser marcada para as próximas semanas.

Amplo debate

Desde a apresentação do texto original, em maio, houve importantes avanços, entre eles a proposta de retorno da inspeção veicular e a inclusão do controle de poluentes de outros veículos, como ônibus fretados e intermunicipais e os caminhões.

O texto vem sendo construído de forma democrática. Três Audiências Públicas foram realizadas, incluindo um grande encontro no sábado, 16/9, do qual participaram vereadores, ambientalistas, representantes do Executivo, das empresas de ônibus e de fabricantes do setor.

O presidente Milton Leite também já havia se reunido com integrantes das ONGs de defesa ambiental em outra oportunidade, em agosto.

 

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/troca-de-combustiveis-da-frota-de-onibus-tem-nova-rodada-de-negociacoes/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …