São José dos Campos/SP: Moradores do Campos de São José recebem a terceira oficina

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quarta-feira (4), às 18h45, a terceira oficina do Plano Diretor junto aos moradores do Campos de São José, na região leste da cidade. O encontro será na Emef Maria Amélia Wakamatsu, à rua Virgílio Fernandes de Oliveira, 40 e é aberto à participação de toda a comunidade.

As oficinas são oportunidades para o cidadão opinar, levantar as dificuldades da região e sugerir propostas e políticas para serem incluídas no projeto de lei do Plano Diretor, que organiza o funcionamento e o desenvolvimento do município nos próximos dez anos.

Nesta última terça-feira (3), a oficina chegou aos moradores do Jardim Cerejeiras, também na região leste. A abertura da oficina contou com a intervenção dos atores da cia Teatro de Gravata, chamando a atenção, por meio da música e do humor, sobre a importância de planejar a cidade que queremos para o futuro.

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade apresentou uma síntese do diagnóstico técnico, que reúne informações do município e específicas da região leste, destacando aspectos físicos, demográficos, sociais, infraestrutura da região e a evolução nos últimos dez anos. 

No trabalho em grupos, os participantes puderam destacar dificuldades e pontos fortes ligados a saúde, educação, lazer, cultura, moradia, sistema viário, trabalho, meio ambiente, segurança, entre outros aspectos, estabelecendo prioridades.

Prioridades

O metalúrgico Wagner William Leal Bastos, 38 anos, participou do encontro com a esposa Michelangela, 38 anos, e com os filhos Artur, de 7 anos, e Sofia, de 9 anos. “O que me trouxe aqui hoje, com minha família, é a vontade de participar como cidadão das mudanças da cidade. Estou destacando que precisamos melhorar a mobilidade aqui na região, com mais ciclovias, mais ônibus e mais vias de acesso”, afirmou.

A cozinheira Francineide Albano da Costa, 58 anos, moradora do conjunto habitacional Bom Retiro II, no Novo Horizonte, também fez questão de comparecer e destacar as necessidades do bairro. “Estou achando muito interessante a discussão, nunca havia participado de algo deste tipo. Vim representando meu condomínio, que tem mais de 198 famílias, e uma das principais necessidades são mais linhas ônibus, melhoria na sinalização de trânsito e a segurança”, disse.

Cronograma

O calendário completo das oficinas, com os locais e endereços, está disponível no portal do Plano Diretor (planodiretor.sjc.sp.gov.br), canal interativo pelo qual também é possível participação de uma pesquisa de opinião e encaminhar sugestões e propostas para a revisão do Plano Diretor, além de ter acesso a todo o material técnico e educativo produzido. 

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município. O Plano vale para todo a cidade, ou seja, para as zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (lei federal nº 10.257/2001). A atual legislação de São José dos Campos foi elaborada em 2006 (lei 306/2006).

Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, entre outras, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista melhorar as condições de vida da população.

O processo de revisão do plano diretor envolve um amplo debate com todos os setores da sociedade, reunindo estudos técnicos e a percepção da população sobre os aspectos que afetam diretamente seu dia a dia.

Programação da semana

Quarta-feira (4), às 18h45

Emef Maria Amélia Wakamatsu (R. Virgílio Fernandes de Oliveira, 40)

Campos de São José 

. Quinta-feira (5), às 18h45

Casa do Idoso Leste (R. Cidade de Washington, 164)

Vista Verde 

. Sexta-feira (6), às 18h45

Emef Ilga Pusplatais (Rua Uberlândia, 465)

Jardim Ismênia

. Sábado (7), às 9h

Emef Mercedes Rachid Edwards

Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19251 

São Francisco Xavier

Mais notícias
Urbanismo e Sustentabilidade

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=28071.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …