Curitiba/PR: Imap promove Seminário Internacional de Administração Pública

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), promove nos dias 8 e 9 de novembro, o 1º Seminário Internacional de Administração Pública – Viva Curitiba!, no Salão de Atos do Complexo Imap Barigui.

O evento é uma das principais estratégias de socialização de experiências e disseminação do conhecimento em Administração Pública, em parceria com importantes instituições e órgãos em âmbito municipal, estadual e federal, além de entidades internacionais. “Vamos reunir as boas práticas municipais em um grande encontro de gestores, especialistas e a sociedade civil para debater as ações do presente e do futuro das cidades”, comenta Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Imap.

As inscrições são gratuitas, abertas a servidores públicos, estudantes e sociedade em geral no site http://imap.curitiba.pr.gov.br/index.php/seminario/

A programação do evento está estruturada em três painéis temáticos vinculados aos Eixos do Programa de Governo 2017/2020 da cidade de Curitiba: Responsabilidade, Sustentabilidade e Solidariedade e seus Respectivos Programas:

VIVA CURITIBA QUE NÃO DORME

Implantar, requalificar e manter ações e serviços de proteção, ordem, urgência e emergência em disponibilidade permanente para a população, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade.

VIVA CURITIBA CIDADÃ

Promover o acesso aos direitos básicos de cidadania, por meio de ações intersetoriais voltadas ao desenvolvimento pleno do indivíduo e a integração com o meio, valorizando a diversidade de expressões e considerando a sustentabilidade de recursos.

VIVA CURITIBA SAUDÁVEL

Implantar e implementar políticas públicas integradas e intersetoriais que propiciem o atendimento necessário à busca de vida saudável da população.

VIVA CURITIBA TECNOLÓGICA

Desenvolver e implementar soluções inovadoras a partir da tecnologia, buscando reaproveitamento dos recursos, com corresponsabilidade entre cidadãos, poder público e setor privado, que resultem em novas e positivas experiências da população e dos turistas, e qualifique Curitiba como cidade inteligente e atrativa para novos negócios.

VIVA UMA NOVA CURITIBA

Promover a requalificação urbana e econômica da cidade através da modernização e integração das ações de planejamento metropolitano, uso do solo, meio ambiente e infraestrutura direcionando os resultados à formalidade no trabalho, sustentabilidade e dignidade na integração do cidadão à cidade e região metropolitana.

VIVA CURITIBA MAIS ÁGIL

Proporcionar a requalificação da mobilidade urbana direcionando esforços na busca por agilidade, fluidez, economicidade, conforto, intermodalidade, considerando sistema viário, uso do solo e transporte.

VIVA CURITIBA TRANSPARENTE

Buscar a efetividade das políticas públicas de maneira comprometida com a legalidade das ações, moderna e ágil, objetivando uma atuação renovada e transparente, direcionada à resolutividade, responsabilidade na comunicação e qualidade de atendimento aos cidadãos.


PROGRAMAÇÃO:

08/11/2017 – das 8h às 12h 

8h às 9h – Credenciamento
9h às 9h45 – Abertura oficial com o prefeito Rafael Greca

9h45 às 10h45 – Palestra magna (Re) forma e Inovações em Administração Pública com Alketa Peci, professora associada da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas/Fundação Getúlio Vargas e Editora-Chefe da Revista de Administração Pública (RAP).

10h45 – Lançamento da Revista Eletrônica Curitiba em Destaque


08/11/2017 – 13h30 às 17h30 

Painel Temático – Responsabilidade 

13h30 às 13h50 – Coordenador de Mesa/Mediador

13h50 às 14h30 – palestra Transparência na Administração Pública com Roni Enara, diretora executiva do Observatório Social do Brasil (OSB)

14h30 às 15h10 – palestra Cinco Anos da Lei de Acesso à Informação: Desafios e Avanços, com Demian Bianchi Bertozzi, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU)

15h10 às 15h50 – palestra Compliance como Instrumento de combate à corrupção, com Fabio André Guaragni, procurador de Justiça no Estado do Paraná

15h50 às 16h30 – debate com o Público

 

Apresentação de Práticas 

16h30 às 16h50 – Fala Curitiba, com Alexandre Jarschel de Oliveira – presidente do Imap

16h50 às 17h10 – Tecnologia Blockchain para Sistemas de Governança, com Paula Berman

17h10 às 17h30 – debate com o público


09/11/2017 – 8h30 às 12h 

Painel Temático – Sustentabilidade 

8h30 às 8h45 – Coordenador de Mesa/Mediador Alberto Maia da Rocha Paranhos, economista Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)

8h45 às 9h35 – palestra Planejamento Sustentável, com Alicia Williner, do  Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes)

9h35 às 10h15 – palestra Cidade Digital Estratégica, com Denis Alcides Rezende, professor Titular do mestrado e Doutorado em Gestão Urbana da Pontifícia universidade Católica do Paraná (PUCPR).

10h15 às 10h55 – palestra Vale do Pinhão, com Reginaldo Luiz Reinert, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)

10h55 às 11h20 – debate com o público

 

Apresentação de Práticas 

11h20 às 11h40 – Vale do Pinhão, com Frederico Augusto Munhoz da Rocha – Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento

11h40 às 12h – Inovação para a Sustentabilidade: nova perspectiva para o setor de saneamento, com Glauco Machado Requião, diretor de Meio Ambiente e Ação Social (Sanepar)

12h às 12h30 – debate com o público


 09/11/2017 – 13h30 às 17h30 

Painel Temático – Solidariedade – Políticas Públicas e Cidadania 

13h30 às 13h50 – Coordenador de mesa /Mediador – Maria Silvia Bacila Winkeler, secretária Municipal de Educação de Curitiba

13h50 às 14h40 – Políticas Públicas e Cidadania, com Monica María Coronado – Subsecretária de Gestão Educacional da Província de Mendoza e Professora Titular na Universidade Nacional de Cuyo.

14h40 às 15h30 – Olhares sobre juventude e seus impactos nas políticas públicas dirigidas a joven, com Gabriel Di Pierro – assessor-coordenador da área de Juventude da Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação

15h30 às 16h10 – debate com o público

 

Apresentação de Práticas 

16h às 16h20 – Linhas do Conhecimento – Scheilla Maria Orlosqui Cavalcante da Silva – coordenadora do Programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

16h20 às 16h40 –  Escola + Esporte = 10 – Carlos Eduardo Pijak Junior – diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e juventude (SMELJ)

16h40 às 17h – Robótica – Estela Endlich – gerente de Tecnologias Digitais da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

17h às 17h30 – debate com o público

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/imap-promove-seminario-internacional-de-administracao-publica/43827.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …