Curitiba/PR: Boca Maldita terá ações de prevenção do câncer bucal nesta quinta

Um sorriso bonito sempre agrada, mas não é o único motivo para manter o cuidado com a saúde bucal. Sem a atenção necessária, a boca pode ser a porta de entrada para doenças que prejudicam o corpo todo, como o câncer bucal.

A Boca Maldita recebe, nesta quinta-feira (26/10), profissionais da saúde bucal que vão orientar os interessados e fazer avaliações preventivas das 9h às 17h. A ação faz parte da Semana de Saúde Bucal, que neste ano tem como tema a Prevenção do Câncer Bucal.

Em média, 88 curitibanos têm a doença detectada por ano. Uma estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontou que, em 2016, 190 pessoas seriam diagnosticadas com esse tipo de câncer na cidade. A doença, se diagnosticada precocemente, tem tratamento com grande chance de cura. 

O fumo, o álcool e a falta de cuidados com a higiene favorecem o aparecimento do câncer bucal, que se manifesta principalmente em pequenas feridas no interior da boca que não cicatrizam. “Se a pessoa percebe que a ferida persiste por mais de 15 dias, precisa buscar o auxílio de um dentista”, alerta a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Cristina Vidal Allegretti.

O câncer bucal é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres no Sul do Brasil. Controlar os fatores de risco e ampliar a oferta de exame clínico feito por profissional de saúde capacitado são consideradas as melhores formas de diminuir a incidência e a mortalidade da doença.

A ação é uma parceria das secretarias municipal e estadual da Saúde, dos conselhos federal e regional de Odontologia, da Associação Brasileira de Odontologia e do Sindicado dos Odontologistas no Paraná, coordenados pela equipe do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Erasto Gaertner.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/boca-maldita-tera-acoes-de-prevencao-do-cancer-bucal-nesta-quinta/43891.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …