Curitiba/PR: Festival de Futsal reúne 350 estudantes no Ginásio do Tarumã

Estudantes do projeto de futsal na rede municipal de ensino participaram, nesta quarta-feira (25/10), do Festival de Futsal, ação das secretarias municipais da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude, pelo programa Escola + Esporte = 10. No total, 13 escolas reuniram aproximadamente 350 estudantes na integração com jogos entre as unidades no Ginásio do Tarumã.

O futsal está entre os esportes preferidos dos estudantes tanto nas aulas de Educação Física quanto nos projetos desenvolvidos em contraturno escolar. “É extremamente importante a participação das crianças no futsal porque, além de desenvolver a disciplina durante os jogos, elas levam as regras para o dia a dia, o que auxilia no desenvolvimento do caráter e da vida pessoal”, salienta o professor de Educação Física Pedro Vinícius Brauza, da Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, no Parolin.

O professor também avalia o festival como uma oportunidade única para que as crianças vivenciem experiências diferentes da rotina escolar. “O torneio é sempre referência e, em especial neste, tivemos a participação de um goleiro em cadeira de rodas, que bravamente defendeu as goleadas dos times adversários e levantou a plateia com seu talento. Uma emoção que não tem preço”, disse o professor.

Medalhas para todos

A cerimônia de abertura teve a participação do projeto de dança da Escola Municipal Joaquim Távora, do bairro Cidade Industrial. Na quadra do ginásio, meninos e meninas fizeram bonito. Separados por categorias (sub 8, sub 10 e feminino), todas as equipes se enfrentaram e, ao término, todas foram premiadas com medalhas. 

A coordenadora de projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta, ressalta a importância do evento. “Essa é uma forma de colocar todos os estudantes jogando juntos e se envolvendo nas atividades, para que o futsal tenha uma continuidade e evolua, não só em nível de resultado, mas em todo o contexto social. Também é importante que os nossos alunos tenham esse espaço onde eles possam se integrar com os outros colegas e na questão técnica, ganhar conhecimento” explica.

Esporte na escola

O futsal é desenvolvido como projeto em 18 escolas envolvendo aproximadamente 600 estudantes. Outros projetos também são realizados nas áreas esportivas da rede de educação, como voleibol, atletismo, tênis, xadrez, handebol, basquetebol, badminton, beisebol, capoeira, lutas, rugby e ginástica rítmica.

O principal objetivo é garantir o desenvolvimento integral do estudante. Além de revelar novos talentos, as atividades têm servido como incentivo para os estudantes conhecerem as carreiras profissionais voltadas à educação física e esportes.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/festival-de-futsal-reune-350-estudantes-no-ginasio-do-taruma/43922.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Mostra no Solar do Barão mescla inovação e resultados inusitados – Prefeitura de Curitiba/PR

  Que tal visitar uma exposição e, em vez de observar pinturas ou esculturas, começar …