Franca/SP: Campanha “Fique Sabendo” sobre HIV e Sífilis tem início no dia 6 de novembro – Saúde

     A 10ª edição da Campanha “Fique Sabendo”, para testagem do HIV e da sífilis, terá início no dia 6 de novembro e segue até o dia 11 do mesmo mês, englobando testes gratuitos que serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado na rua General Osório, 1417 – Centro. Realizada pela secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, conhecidas pela sigla DST/Aids, em parceria com o Programa Estadual de DST/Aids-SP, a campanha atenderá os interessados nos seguintes dias e horários: de 6 a 10/11 – segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e no dia 11, sábado, das 8h às 12h.

     A secretaria de Saúde convoca toda a população, principalmente pessoas dos grupos de risco – profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e ou que tenham muitos parceiro(a)s – para que façam os testes, informando que a campanha também trabalha para que a discriminação seja vencida, em prol da vida e da saúde de todos.

     Em 2014, o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais assumiu compromisso, perante a comunidade internacional, em participar do desafio proposto pela UNAIDS (órgão da ONU de combate à Doenças Sexualmente Transmissíveis) aos países integrantes da entidade, de atingir, até 2020, a meta denominada 90/90/90, visando que:

  • 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus;
  • 90% destas pessoas diagnosticadas com HIV, recebam terapia antirretroviral ininterruptamente;
  • 90% de todas pessoas em tratamento com antirretrovirais, tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis.

     Mais recentemente, uma nova meta foi acrescida: alcançar zero de discriminação.

     A campanha nacional “Fique Sabendo”, como o próprio nome diz, visa ampliar o número de pessoas com conhecimento do seu status sorológico, visto que essa é parte essencial do enfrentamento das doenças DST/Aids, sendo a testagem a porta de entrada para esta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado.

     Segundo a secretaria municipal de Saúde, o diagnóstico precoce do HIV/Aids melhorou em Franca, mas ainda há muitas pessoas que não conhecem seu status sorológico, por isso, essa é uma ótima oportunidade de se realizar os testes.

     Mais informações no telefone 3724-3920 com João Doná.

Fonte: http://www.franca.sp.gov.br/portal/noticias/noticias-da-saude/2017-10-26-18-56-26.html.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Homem tenta furtar creche e é encontrado em cima do armário – Prefeitura de Curitiba/PR

  Uma tentativa de furto foi interrompida pela Guarda Municipal no Centro Municipal de Educação …