OAB >> Lamachia debate com senador fiscalização do gasto público por aplicativos de celular

Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, recebeu na tarde desta quarta-feira (25), o senador João Capiberibe (PSB-AP) em audiência em que o parlamentar apresentou e pediu apoio da Ordem para o Projeto de Lei do Senado 325/2017, que institui a gestão compartilhada, destinada ao acompanhamento orçamentário por grupos de cidadãos organizados em aplicativos de telefonia celular. Lamachia elogiou a iniciativa e destacou que ela tem muito em comum com os Observatórios Sociais, que o presidente fomentou no estado do Rio Grande do Sul quando dirigia a seccional gaúcha da OAB.

“É um projeto inovador e que se conjuga exatamente com uma ideia que a OAB tem de cada vez mais ampliarmos a fiscalização por parte da própria sociedade civil de forma organizada. Seria um instrumento de combate à corrupção e de melhora na gestão pública”, disse Lamachia. “Lembra-me de outro projeto que acho importantíssimo para a sociedade brasileira que é o dos Observatórios Sociais, que tem este cunho. Buscarmos na sociedade que cada cidadão seja um verdadeiro fiscal da gestão pública. É isso que o Brasil precisa: transparência total e absoluta sobre recursos que são do cidadão, da nossa sociedade, mas que são administrados pelo poder público”, afirmou o presidente da Ordem.

Por meio da participação da sociedade, o Observatório Social monitora compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. O projeto apresentado por Capiberibe institui a possibilidade de acompanhamento de gastos dos entes públicos (Legislativo, Executivo e Judiciário), da execução orçamentária, financeira e física de obras, serviços públicos e aquisição de materiais e equipamentos por grupos organizados em aplicativos, como o WhatsApp.

“A OAB é uma parceira já de algum tempo. Desde a aprovação do projeto de lei que se converteu na Lei da Transparência, a OAB sempre apoiou esses projetos de cidadania. Estive aqui para apresentar ao presidente Lamachia o projeto da gestão compartilhada, que é um passo adiante na lei da transparência, que obrigou o estado a divulgar suas receitas e despesas em tempo real na internet”, explicou Capiberibe.

Na saída do encontro, o senador fez um resumo da ideia contida na proposta. “Aqueles que desejarem fazer o acompanhamento de um projeto, se organizam em um grupo de WhatsApp e cadastram-se em órgão público. O órgão público é obrigado a colocar um agente seu no grupo para prestar informações e a partir daí o grupo passa a acompanhar a obra ou o serviço passo a passo”, declarou. “Temos um bom nível de informação nos portais de transparência. O que precisa é a sociedade tomar posse dessas informações e a gestão compartilha vem preencher essa lacuna. Ou seja, estimula a organização de cidadãos em um grupo de aplicativo para poder acessar essas informações e acompanhar os gastos detalhadamente”, acrescentou o senador.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55784/lamachia-debate-com-senador-fiscalizacao-do-gasto-publico-por-aplicativos-de-celular.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …