Curitiba/PR: Curitiba assume cadeira em comitê internacional de sustentabilidade

Curitiba conquistou uma importante posição na principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, ICLEI Governos Locais para a Sustentabilidade. A capital foi eleita para o Comitê Executivo Regional (RexCom) para a América do Sul no período de 2018-2021.

O prefeito Rafael Greca comemorou a conquista da cadeira, que dá voz à cidade na instituição. “Curitiba voltou a ocupar uma posição de liderança quando o assunto é sustentabilidade global”, disse.

Recife (capital de Pernambuco) e Quito (capital do Equador) também participam do comitê sul-americano. Porto Alegre, Salvador e Fortaleza foram eleitaas para os assentos consultivos.

A seleção ocorreu por meio de votação de todos os membros ativos do ICLEI na América do Sul durante o mês de setembro. Curitiba ficou empatada em primeiro lugar com Recife. A Assessoria de Relações Internacionais e o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram os responsáveis pela campanha com as cidades aptas a votar.

Para a secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, esse é o resultado de uma política séria e de ações concretas de proteção de áreas verdes e na busca por soluções sustentáveis para a cidade. “Curitiba retoma o protagonismo internacional e voltará a ser exemplo para outras cidades do mundo”, destacou Marilza.

Os membros do comitê têm a missão de participar das reuniões e eventos externos nacionais, regionais e globais, além de promover os objetivos do ICLEI na América do Sul.

COP 23

No dia 11 de novembro será realizada em Bonn (Alemanha) uma reunião do Comitê Executivo Regional da América do Sul, com todos os membros do ICLEI regional. No dia 13 de novembro será a vez da Sessão do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, principal evento do Pacto na ocasião da COP23, que reunirá prefeitos de todo o mundo comprometidos com a iniciativa.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-assume-cadeira-em-comite-internacional-de-sustentabilidade/44002.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …