Curitiba/PR: Prefeitura faz obras de melhorias no entorno do Parque Yberê

Um trecho de 1,5 quilômetro da Rua Dirce Rogal Tomazeli, que contempla a frente do Parque Yberê começou a ser pavimentado neste mês de novembro. A ação, que inclui drenagem, obras complementares e terraplanagem, já foi realizada nos primeiros 300 metros.

A obra faz parte de uma série de ações e benfeitorias realizadas na Regional do Tatuquara desde o início do ano. A regional também está recebendo o Mutirão da Cidadania, que iniciou nesta quinta-feira (16/11) e oferece uma série de serviços à população até este sábado (18/11).

A previsão é de que até maio de 2018 todo o trecho da Rua Dirce Rogal Tomazeli esteja completamente renovado, facilitando o acesso ao parque que mensalmente passa por ações de manutenção e limpeza.

O prefeito Rafael Greca afirma que a Prefeitura planeja implantar um módulo da Guarda Municipal, banheiros e encanamento integrado a área de lazer. “O nosso objetivo é terminar o que não foi acabado. O Yberê é um patrimônio da cidade e não pode ficar pela metade”, disse Greca.

Infraestrutura

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Yberê tem uma área de 86,5 mil metros quadrados, de um total de 238 mil, destinada a lazer e esporte.

O local tem uma ampla iluminação e oito áreas de estar. Visitantes encontram à disposição quatro parquinhos, cinco canchas de futebol de areia, uma quadra poliesportiva e uma cancha de vôlei.

Há ainda três kits de ginástica, academia ao ar livre, com equipamentos ampliados, sete passarelas e passeio compartilhado para pedestres e ciclistas. O trajeto tem mais de três mil metros de extensão.

Outro destaque é a pista de skate com 1,1 mil metros quadrados. O projeto foi aprovado pela Federação Paranaense de Skate, o que chancela sua excelência.

Existem ainda dois decks, um grande, para observação geral do Rio Barigui, e um deck menor sobre um antigo trecho não retificado do rio.

Histórico

O Parque Yberê antes era utilizado para descarte irregular de lixo. É uma área que integra o programa Rio Parque de Conservação Barigui, composto por outros 10 parques e quatro bosques.

O programa implantou áreas de preservação e de lazer ao longo do Rio Barigui a partir dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí, Guairacá, Mané Garrincha, Mairi, Reserva do Bugio e Yberê.

Segundo o Departamento de Parques e Praças da Prefeitura, a integração de todas essas áreas cria um corredor de biodiversidade entre as diversas unidades de conservação. O trajeto verde ajudar a preservar as margens do Rio Barigui.

A formação de um parque linear também melhora a qualidade da água da bacia, com novas áreas de lazer que ajudam a evitar enchentes e previnem ocupações irregulares.

Serviço – Parque Yberê

Endereço: Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, s/n. Campo de Santana.

Telefone: (41) 3350-3700.

Serviço – Mutirão da Cidadania

Local: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Rua da Cidadania do Tatuquara.

Telefone: (41) 3265-4191.

Sexta-feira, das 13h às 18h.

Sábado, das 9h às 17h.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-faz-obras-de-melhorias-no-entorno-do-parque-ybere/44158.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …