Porto Alegre/RS: Comunicao Social

MULTIMEIOS – Centro Cultural Multimeios Restinga, com inaugurao oficial marcada para sbado, 25, inicia j nesta segunda-feira, 20, um ciclo de programao que se estende at o dia 29 de dezembro. Esto agendadas apresentaes, oficinas e palestras abrangendo diversas manifestaes culturais. Aes nas reas de literatura, cinema e vdeo, dana, artes plsticas e hip hop montam um mosaico cultural disposio da comunidade da Restinga. O Centro Cultural Multimeios Restinga (av. Ricardo Lenidas Ribas, 75) ocupa o antigo Estdio Multimeios, que estava totalmente desativado h dois anos. O espao, reformado, est sob administrao da Secretaria da Cultura, em parceria com a Procempa e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte. Veja aqui a programao.

CURSOS PRONATEC – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econmico (SMDE), por meio da sua Diretoria de Turismo, receber, desta segunda-feira, 20, a sexta-feira, 24, pr-matrculas em cinco cursos do quarto lote do Pronatec Oferta Voluntria (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego). As aulas tero incio a partir de 11 de dezembro. Por ser ministrado totalmente de forma on-line necessrio que o candidato disponha de um computador ou tablet para realizao das atividades. Saiba mais

ORAMENTO PARTICIPATIVO – Nesta segunda-feira, 20, encerra-se a rodada 2017 dos Fruns Regionais do Oramento Participativo. s 19h, ser realizado o Frum Temtico sobre sade e assistncia social; esporte e lazer; circulao, transporte e mobilidade urbana (CTMU). O evento ocorrer no auditrio da Fundao Po dos Pobres, na rua da Repblica, 801, bairro Cidade Baixa. Os Fruns Regionais do Oramento Participativo de 2017 comearam em 25 de setembro.

ARQUIVO HISTRICO – O Arquivo Histrico de Porto Alegre Moyss Vellinho (Av. Bento Gonalves, 1129) programamou um conjunto de atividades em comemorao Semana da Conscincia Negra. As atividades comeam nesta segunda-feira, 20, e tratam do reconhecimento da Colnia Africana, religiosidade e educao patrimonial. Todos os eventos so gratuitos e os agendamentos devem ser feitos pelos telefones 3289.8278/3289.8282 ou neste e-mail. Veja aqui a programao.

FESTIVAL DE ARTE – As artes visuais observadas por diferentes ticas e at mesmo onde aparentemente no esto (como no dia a dia de uma grande avenida, na botnica e at mesmo nos sons) a proposta do 31° Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre. At o dia 24, e com a maior parte das atividades centralizadas no Atelier Livre Xico Stockinger, localizado no Centro Municipal de Cultura, o evento ampliar seus braos culturais tambm pela Cinemateca Capitlio. na Pinacoteca Ruben Berta, Biblioteca Josu Guimares, Teatro Renascena, no Pao Municipal e na Praa Lupicnio Rodrigues, no bairro Menino Deus. Sero nove dias de um cardpio diversificado de atraes: o festival rene oficinas, debates, exposies, sesso comentada de filme e performances diversas. Veja aqui a programao.

CONSCINCIA NEGRA – Uma ampla e diversificada programao est planejada para a 27ª Semana da Conscincia Negra de Porto Alegre. No perodo de 14 a 20, debates, palestras, cultura, celebrao religiosa, empreendedorismo, msica e cinema vo destacar a importncia do povo negro na histria e na identidade do Rio Grande do Sul. No domingo, 26, ser realizado um encontro especial no clube de mes da Lomba do Pnheiro. Veja aqui a programao.

EMPREGO -Esto disponveis, at que sejam preenchidas, 80 vagas de trabalho no Sine Municipal. Trinta e cinco oportunidades so para a funo de atendente de lanchonete. Os interessados devem comparecer na unidade da esquina das avenidas Mau com Seplveda, no Centro Histrico, das 8h s 17h, e levar carteira de identidade, carteira de trabalho e comprovante de endereo. Na entrevista de cadastramento, conforme a vaga ser solicitada a comprovao da qualificao exigida. Veja aqui as vagas.

CAPACITAO – Esto abertas as inscries para o Treinamento Gratuito para Aperfeioamento Profissional, que ocorrer no dia 23, das 14h s 17h, na Restinga. A atividade, que tem 100 vagas gratuitas, realizada em comemorao 43ª Semana da Restinga e promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Coordenadoria da Juventude, em parceria com a Top Cursos Brasil. Podem participar da iniciativa jovens que tenham de 14 a 29 anos. Interessados devem fazer a inscrio no endereo www.topcursosbrasil.com.br/treinamentogratuito. As vagas so preenchidas por ordem de inscrio.

TEMPOS DE VER – A Pinacoteca Rubem Berta, rua Duque de Caxias, 973, bairro Centro Histrico, apresenta a exposio Tempos de Ver, de Rmulo Conceio. A mostra composta de fotografias realizadas pelo autor e tambm outras formas de representao espacial como mapas topogrficos com curvas de nveis, imagens de satlites, coordenadas geogrficas, bem como a orientao da caminhada em relao ao norte geogrfico. Uma trilha sonora tambm foi realizada a partir da linha da paisagem, derivando em outra forma de representao do espao/lugar apresentado. Visitao de segunda a sexta-feira, das 10h s 18h.

NOTAS DE SUBSOLO – A exposio Notas de Subsolo est no Poro do Pao Municipal de Porto Alegre. A visitao vai at 9 de maro de 2018, de segunda a sexta, das 9h s 12h e das 13h30 s 17h30 no Pao dos Aorianos (Praa Montevidu, 10 – Centro Histrico). A mostra rene obras de 17 artistas-pesquisadores ligados ao Doutorado do Programa de Ps-Graduao em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV-UFRGS). Os diferentes trabalhos transitam entre prticas convencionais e linguagens mais atuais – como desenho, pintura, objeto, performance, fotografia, instalao e videoarte – atestando a multiplicidade da produo de conhecimento na arte contempornea. 

ENSINO – Os prazos de inscries para ingresso de alunos na rede pblica de ensino em 2018 j esto definidos. No caso do 1º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educao (Smed) segue o calendrio determinado pela Secretaria Estadual da Educao (Seduc), e as inscries para matrculas nessa etapa ocorrem entre os dias 6 e 30 de novembro. O processo para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais de Porto Alegre feito de forma compartilhada com a Seduc, atravs da Central de Matrculas. Os candidatos a vagas podem fazer a inscrio pela internet, no site www.educacao.rs.gov.br/matriculas, ou de forma presencial, diretamente na sede da Seduc, no Centro Administrativo do Estado, localizado na Av. Borges de Medeiros, 1501. 

FRUM DO TRABALHO – Esto abertas at o dia 26 as inscries para os interessados em participar da sexta edio do Frum Municipal do Trabalho. O evento ser realizado no prximo dia 27, das 13h30 s 17h30, no Teatro do Sesc (avenida Alberto Bins, 665). O evento gratuito e aberto ao pblico em geral. As inscries podem ser feitas aqui.O encontro, que ter a participao do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, tem como tema “A reforma trabalhista: o que mudou?”.

RESIDNCIA MDICA – Esto abertas as inscries para o processo seletivo dos programas de residncia mdica 2018 do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. So vagas para obstetrcia e ginecologia (medicina fetal e endoscopia ginecolgica) e pediatria (neonatologia e UTI peditrica). As inscries podem ser feitas at 3 de dezembro, de segunda a sexta-feira, na Comisso de Residncia Mdica (Coreme) do hospital, na avenida Independncia, 661, bloco C, sala 705, 7º andar, das 9h s 17h. Mais informaes constam no manual do candidato, disponvel no site da Secretaria Municipal de Sade. 

GALERIA DE ARTE – At 1° de dezembro a Galeria de Arte da Estao de Tratamento de gua (ETA) Moinhos de Vento recebe a tradicional Mostra dos Funcionrios do Departamento Municipal de gua e Esgotos (Dmae). Em sua 19ª edio, a exposio rene a produo de servidores e aposentados do Departamento, que iro apresentar criaes em fotografia, leo sobre tela e esculturas confeccionadas com materiais reciclveis. Visitao de segunda a sexta, das 8h s 17h30, exceto em feriados. 

Ver matéria completa em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/default.php?p_noticia=999193719.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …