São José dos Campos/SP: Defesa Civil reúne concessionárias e órgãos de segurança

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Defesa Civil do município, realizou nesta terça-feira (21) encontro com representantes de instituições de segurança, empresas e concessionárias de serviço público, para apresentar o Plano Preventivo de Defesa Civil.

O evento foi organizado com o objetivo de unir e preparar os órgãos de atendimento de emergências para que possam atuar em apoio à Defesa Civil, sobretudo no período de chuvas que se aproxima. 

Participaram do encontro representantes da Sabesp, Comgás, EDP Bandeirante, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, além de representantes das secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Manutenção da Cidade. 

A Defesa Civil apresentou a primeira fase do trabalho realizado no município como o desassoreamento, limpeza de córregos e manutenção em bueiros como serviços preventivos. 

O trabalho de conscientização junto à população também está sendo feito por meio da criação de Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil) na zona leste e no distrito São Francisco Xavier. 

As equipes formadas por voluntários, incluindo das próprias comunidades e agentes da Prefeitura passaram por treinamentos práticos. A Defesa Civil não funciona só como coordenadora, mas sim como sistema integrado com empresas, comunidade e órgãos de segurança. 

Representante da Comgás, Marina Silva Machado, falou sobre a importância do preparo das empresas e das instituições com a chegada do verão e das chuvas. “É importante aprender a atuar de maneira preventiva para evitar ocorrências”, disse Marina, que atua no PPD (Programa de Prevenção de Danos). 

“A reunião é importante para que todos sejam orientados para o atendimento mais rápido à população”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Juan Affonso Morishita.  

Esse foi um evento preparatório para a elaboração do Plano de Contingência do município com o objetivo de integrar, de maneira mais ampla, órgãos que possam atuar em conjunto com a Defesa Civil em emergências e desastres naturais. 

Mais notícias
Proteção ao Cidadão

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=28445.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …