João Pessoa/PB: Secretaria Municipal de Saúde monta esquema especial para atender aos romeiros

Por Rebeka Paiva – em

Neste sábado (25) acontece mais uma edição da Romaria da Penha, celebração religiosa que atrai, em média, 500 mil fieis. Para garantir um maior cuidado aos romeiros, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial de atendimento com profissionais de saúde presentes durante todo percurso aptos a prestar a assistência necessária.

Ao longo do percurso serão três pontos fixos: na Universidade Federal da Paraíba, na Praça da Paz e próximo ao Fórum de Mangabeira. Em cada ponto uma equipe de saúde composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar primeiros socorros e uma equipe de apoio.

Além dos pontos ao longo do trajeto, a Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha estará realizando atendimento especial aos romeiros. Três médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e a equipe de apoio estarão atendendo quem participa da Romaria da Penha, já a partir das 20h do sábado (25) até as 7h do domingo (26).

“Montamos um esquema especial pensando no cuidado e bem estar do romeiro. As equipes profissionais estarão aptas a prestar toda e qualquer assistência aos fieis. Mas é importante lembrar alguns cuidados básicos que são necessários a todos que vão participar da celebração como o uso de roupas leves, calçados confortáveis, beber bastante água para hidratar-se antes e durante o evento, levar frutas além de alimentar-se bem antes da romaria”, destaca a secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

O Samu também prestará assistência desde a concentração até a dispersão dos romeiros. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como UTI Móvel, acompanhará todo o cortejo. Duas unidades básicas estarão instaladas em pontos estratégicos e quatro motolâncias seguem na frente do cortejo.

“É importante destacar que essas equipes do Samu são extras, o que não prejudica de maneira alguma o serviço nos outros pontos da capital. O número 192 estará funcionando normalmente e nossas equipes aptas a prestar os atendimentos necessários à população que não participa da celebração mas que precise do serviço”, ressalta a coordenadora do Samu-JP, Érika Rivenna.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-monta-esquema-especial-para-atender-aos-romeiros/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …