Curitiba/PR: Escola Maria Nicolas funcionará ao lado do CMEI Nice Braga, no Santa Quitéria

A partir desta sexta-feira (24/11), equipes contratadas pela Secretaria da Educação começaram a isolar a área por onde iniciarão as obras necessárias para a adequação do terreno onde funciona o Centro Municipal de Educação Infantil Nice Braga, no bairro Santa Quitéria. A unidade fica num dos maiores lotes entre todas as unidades escolares da Prefeitura, com 7.500 metros quadrados.

Em 2018, parte da área do CMEI será utilizada pela nova estrutura da Escola Municipal Professora Maria Nicolas, que hoje funciona no Portão, a algumas quadras do novo endereço. O CMEI ocupará uma área de 4.534 metros quadrados. O espaço da escola terá 2.982 metros quadrados.

A divisão do terreno para as duas unidades não irá alterar o número de crianças atendidas no CMEI ou na escola, não haverá fechamento de turmas e nem alterações que afetem os servidores. Cada uma das unidades terá sua gestão separada e a proposta pedagógica individualizada. Tanto a escola quanto o CMEI terão entradas independentes, sendo três acessos para cada uma delas.

A mudança trará conforto aos estudantes da Escola Maria Nicolas e é resultado de 20 reuniões consultivas feitas com professores, pais e representantes das associações de pais, professores e funcionários das duas unidades e dos conselhos escolares.

“Ao longo de todas estas reuniões, buscamos fazer com que tanto as famílias e os funcionários do CMEI quanto os da escola entendessem a necessidade e as expectativas das duas comunidades escolares. O estudo apresentado alia as necessidades das duas populações”, explica a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute.

A empresária Aline Verona de Freitas Homann é mãe de duas crianças, uma em cada uma das unidades, e fez questão de participar das reuniões com os pais. “Acredito que a mudança deve ser feita com responsabilidade”, disse ela.

O filho de Aline, Thiago, de 6 anos, estudante da escola, já frequentou outro CMEI. “O CMEI Nice Braga, onde estuda a minha filha Júlia, de 3 anos, tem muito mais espaço do que outros CMEIs. É só se organizar e ter vontade. Creio que não vai cair a qualidade do ensino no Nice por causa da mudança”, disse a mãe.

Como vai ficar – Para o atendimento às crianças, foram mantidas as 10 salas, a biblioteca e a cidade mirim do CMEI e as oito salas da escola. Cada uma das duas unidades terá uma sala de Arte exclusiva. Será construída a sala de vivências, a cozinha experimental (espaço gourmet) e o refeitório do CMEI, que manterá as três caixas de areia. Para o atendimento à escola, será implementado o parque, a biblioteca, as salas de recursos e a de informática. O único espaço que será compartilhado é o do auditório.

Com a mudança, será possível otimizar a ocupação do terreno, atender de forma adequada a todas as crianças, manter a oferta de vagas. A aproximação das duas unidades também favorece a transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, pois cerca de 80% das crianças que terminam a etapa da pré-escola no CMEI Nice Braga são matriculadas na Escola Maria Nicolas.

A mudança da Escola Maria Nicolas é resultado da necessidade de adequar o prédio da Rua Tamoios, onde funciona atualmente a escola, que estava em condições precárias. Além disso, havia a possibilidade de rescisão do contrato pelo proprietário do imóvel.

Estudos técnicos e pedagógicos indicaram que a melhor alternativa na região era o lote hoje ocupado pelo CMEI, onde já foram atendidas mais de 1.000 crianças, em anos anteriores.

Em 2017, a Escola Maria Nicolas atendeu a 171 estudantes no período da manhã e 187 no período da tarde, totalizando 358 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O CMEI Nice Braga tem 219 crianças matriculadas no período da manhã e 260 matriculadas no período da tarde, totalizando 479 crianças do Maternal II ao Pré da educação infantil. O CMEI Nice Braga é a única unidade municipal de educação infantil que oferece o atendimento em meio período.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/escola-maria-nicolas-funcionara-ao-lado-do-cmei-nice-braga-no-santa-quiteria/44249.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …