América Latina pode ser protagonista ao abraçar globalização, diz Collor no Marrocos

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Fernando Collor (PTC-AL), disse em Rabat, capital do Marrocos, na semana passada, que a América Latina pode assumir um papel de protagonismo e independência no cenário internacional caso escolha a globalização como caminho para suas ações no mundo. A convite da Academia do Reino do Marrocos, o senador proferiu a conferência A América Latina e o Horizonte da Globalização – percurso de navegantes ou de náufragos.  Ele defendeu também a intensificação de parceria comercial com o Marrocos.

Para Collor, é possível ampliar o papel internacional da América Latina principalmente se as elites dirigentes enxergarem os avanços possíveis com a globalização, independentemente de viés ideológico ou político. Ele defendeu a formação de um consórcio pelas nações latino-americanas voltado ao desenvolvimento da biotecnologia, o que seria “uma alternativa de investimento muito mais barata do que um programa espacial ou mesmo a siderurgia, por exemplo”.

— Devemos lutar por menos nacionalismos e mais multilateralismos. Por menos protecionismos e mais abertura. Por menos isolacionismos e mais integração. Por menos ideologias e mais pragmatismo. Por menos retórica imatura e mais diálogo responsável — afirmou.

Além da conferência, Collor teve reuniões com autoridades locais, reforçando a relação diplomática entre Brasil e Marrocos. Ele cumpriu agenda de trabalho com o conselheiro do rei Mohammed VI, André Azoulay; com o presidente do Conselho Econômico, Social e Ambiental, Nizar Baraka; com o secretário da Academia do Reino do Marrocos, Abdeljalil Lahjomri, e com chanceler do Marrocos, Nasser Burita.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: Senado Federal.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …