São José dos Campos/SP: Prefeitura intensifica combate a pernilongos e ao Aedes

Com a proximidade do verão, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou a aplicação de fumacê para o combate de pernilongos em todas as regiões do município. O trabalho é realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 20h30, sempre com duas equipes atuando nas ruas.  

Desde março, tem sido utilizado um novo tipo de nebulização, à base de água, que é menos poluente e não provoca fumaça, substituindo os inseticidas à base de óleo diesel. O novo sistema também combate o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, reforçando os mutirões realizados constantemente pela Secretaria de Saúde. 

Os pedidos de fumacê devem ser encaminhados por meio da Central 156 garantindo, assim, mais agilidade para  identificação das demandas e realização do trabalho. Neste ano, já foram atendidas 2.011 solicitações dos munícipes. 

Programação

Segunda-feira (27) – regiões oeste e centro

Jardim das Indústrias, Esplanada 1 e 2 e Jardim Nova América

Terça-feira (28) – região sudeste

Santos Dumont, Jardim Uirá, Residencial Flamboyant, Residencial São Francisco, Martim Cererê, Chácara São José, Colorado, Pernambucano, Ema II, Nosso Teto, Jardim São Leopoldo e Vila Adriana  

Quarta-feira (29) – região sudeste

Jardim São Judas Tadeu, Jardim Jatobá, Jardim Juriti, Vila Iracema, Jardim da Granja, Parque Santa Rita, Jardim Souto, Residencial Cambuí e Vila São Benedito

Quinta-feira (30) – região sudeste

Residencial Eucaliptos, Putim, Jardim do Lago, Santo Onofre, Santa Rosa, Santa Fé, Santa Júlia, Santa Luzia, Jardim Sofia, Vila Rica e São Leopoldo

Sexta-feira (1º) – regiões oeste e sudeste

Jardim Aquarius, Jardim das Colinas, Royal Park, Bosque Imperial, Sunset Park, Jardim das Indústrias, Capuava e no Recanto dos Tamoios

 

·Em caso de chuva, o serviço não é realizado e as visitas são reprogramadas. 

 

Prevenção 

Paralelamente às nebulizações diárias contra os pernilongos, a Prefeitura de São José tem intensificado o trabalho preventivo de aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada para evitar a proliferação de pernilongos e do mosquito Aedes aegypti. Nesta semana, a ação foi realizada nos córregos do Jardim Limoeiro e do Jardim das Indústrias, na zona oeste.

Os larvicidas utilizados pela Prefeitura têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia. Já um larvicida comum tem eficácia por no máximo cinco dias. 

O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. A exemplo do fumacê, em caso de chuva o serviço não é realizado e as visitas são reprogramadas. 

Os produtos contra os pernilongos são aplicados desde 2007 e já contribuíram para a redução em 90% da infestação destes insetos na cidade.

Mais notícias
Manutenção da Cidade

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=28509.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …