João Pessoa/PB: Festiva de Música Clássica realiza quatro masterclasses nesta terça-feira

Por Luiz Carlos Lima – em

Mais quatro masterclasses aconteceram na manhã desta terça-feira, 28, dentro da programação do 5º Festival de Música Clássica. Os alunos compareceram ao Hotel Globo, Igreja de São Francisco e Centro Cultural Casa da Pólvora para aulas de violino, piano, violoncelo e viola. Todas as aulas aconteceram no mesmo horário, sempre a partir das 10h. O Festival Internacional de Música Clássica é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o BNDES e Ministério da Cultura. As masterclasses acontecem sempre pela manhã e se estendem até a sexta-feira, 1.

A programação do dia levou professores de quatro nacionalidades para ministrarem as mini aulas: Brasil, Islândia, Ucrânia e Geórgia. As aulas são gratuitas e todas foram ministradas em inglês e houve tradução simultânea para os alunos. A professora brasileira Ana de Oliveira esteve pela primeira vez no festival e comemorou a divulgação da música clássica. “Um evento como este é importante para aproximar os alunos da música. Essa troca também é importante para que eles tenham dicas de técnica e se sintam estimulados a continuar os estudos”, disse.

O estudante de música Calvino Nunes, de 17 anos, participa das masterclasses pela segunda vez e elogia a iniciativa do evento. “Lembro que no ano passado recebi dicas preciosas que uso até hoje. Esse contato, seja com artistas renomados do Brasil ou de fora, é engrandecedor porque podemos aprender peças novas e outras técnicas”, disse o estudante que dedica ao aprendizado do violino.

Programação – Nesta quarta-feira, 29, estão programadas mais duas masterclasses. Ambas no Hotel Globo a partir das 10h. Haverá aulas de viola com o professor brasileiro Dhian Toffolo e de violino com Tosca Opdam, da Holanda.

Dhian Toffolo Iniciou os estudos musicais com dois anos de idade e com oito anos entrou no Conservatório Tatuí (SP), onde foi aluno de Adriana Schincariol, Marco Damm, Dario Sotelo, Nelson Seron Rios, Adriano Machado e Pedro Della Rolli, sempre sob a supervisão de Paulo Bosisio. Concluiu o curso de violino aos 16 anos.

Tosca Opdam é nascida em Amsterdam (Holanda). Tosca ganhou o primeiro prêmio no concurso Oskar Back Violin para os violinistas promissores holandeses, realizando o Quinto Concerto da Vieuxtemps no Concertgebouw. Estreou aos 11 anos com a Orquestra de cordas Camerata 2/3. Desde então tem se apresentado como solista com várias orquestras, a exemplo de Holand Symfonia, Orquestra Juvenil Holandesa e a Orquestra de Humboldt.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/festiva-de-musica-classica-realiza-quatro-masterclasses-nesta-terca-feira/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …