Ex-consultor do grupo Odebrecht afirma à CPMI da JBS que delações da empresa foram construídas

O ex-consultor do grupo Odebrecht e especialista em direito de telecomunicações Rodrigo Tacla Duran falou à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da JBS nesta quinta-feira (30) sobre o sistema de delações premiadas feitas por executivos da Odebrecht à operação Lava Jato da Polícia Federal. Ele denunciou à CPMI o sistema de construção de delações premiadas. Rodrigo Duran apontou adulteração no sistema de dados de propina e apresentou documentos. O depoimento foi por videoconferência.

Duran disse aos parlamentares que os documentos apresentados em 2017 pela Odebrecht são forjados pois o sistema utilizado pela empresa havia sido desativado em 2016.

— Eu estou me referindo aos documentos a que eu tive acesso. Esses extratos são falsos e já foram periciados. Estes extratos que foram aportados demonstram que o sistema foi manipulado. A partir do momento que o sistema foi manipulado antes, durante e depois do bloqueio, as provas, no meu entender, são viciadas — afirmou.

Duran confirmou ao deputado Paulo Pimenta (PT-RS) que a empresa alugou um hotel em Brasília para hospedar 77 executivos e construir uma versão de delação. Paulo Pimenta disse que esses executivos vão receber salários por 15 anos por aderir ao plano de delações.

— Esse é o delator assalariado. Toda a minha vida eu ouvi dizer que se tu combinar depoimento com alguém é crime. Imagine montar 77 delações, uma sustenta a outra. Foram produzidas planilhas, produzidos extratos, enfim, foi montado um sistema sofisticado para que esta delação pare em pé — acusou.

O senador Paulo Rocha (PT-PA), que presidiu a reunião, ressaltou que os esclarecimentos prestados por Rodrigo Tacla Duran são importantes para o aperfeiçoamento da legislação sobre o sistema de delação premiada.

— Vai contribuir muito para a nossa CPI, para as investigações que estão em curso na CPI. Mas, também, ao mesmo tempo, ajudar, que é um papel da CPI, a propor legislação que melhore ainda mais o nosso arcabouço jurídico, na transparência da gestão pública, no combate a desvios do dinheiro público, enfim – declarou.

Rodrigo Duran mora na Espanha, onde espera responder à denúncia de participar em esquemas de lavagem de dinheiro e pagamento de propina. A oitiva foi feita por meio de videoconferência.

O senador Paulo Rocha (PT–PA), que presidiu a reunião, ressaltou que os esclarecimentos prestados por Rodrigo Tacla Duran são importantes para o aperfeiçoamento da legislação sobre o sistema de delação premiada.

Da Rádio Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: Senado Federal.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …