João Pessoa/PB: Servidores são treinados para elaborar inventário de emissões de gases de efeito estufa

Por Jô Vital – em

Servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão participando de um treinamento para elaboração do Inventário Municipal de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

O treinamento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), é feito por meio de seminários online e tem o objetivo de capacitar equipes municipais para que elaborem seus inventários de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa). O curso é promovido pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Realizado desde setembro deste ano, a capacitação envolve servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Semam e Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur). O curso foi  dividido em quatro fases, sendo a primeira uma introdução à metodologia e formação de um grupo de trabalho, a segunda com a coleta de dados, a terceira fase consta da elaboração de cálculos e  por último a formatação de um relatório de inventário.

Os servidores envolvidos no treinamento criaram o GT (Grupo de Trabalho) Inventário e estão se familiarizando com o software para cálculo e análise das emissões de gases de efeito estufa.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o Inventário Municipal de Emissões de Gases de Efeito Estufa é uma ferramenta extremamente importante para apoiar os processos de enfrentamento das mudanças climáticas. “Precisamos atuar localmente, nos municípios. As pessoas moram nas cidades e é a atuação local que fará a diferença na preservação e recuperação do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

Instituída pela Lei nº 12.187, de 2009, a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) oficializou o compromisso voluntário do Brasil, perante a Organização das Nações Unidas (ONU) , de diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). A meta é cortar entre 36,1% e 38,9% das emissões de GEE até 2020.

Iclei– Governos Locais pela Sustentabilidade é uma associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de cem países. Tem como um dos objetivos mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, oferecendo apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. O Iclei orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/servidores-sao-treinados-para-elaborar-inventario-de-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …