Comissão de Cultura rejeita prazo até 2021 para Recine – Câmara Notícias

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

O relator, Thiago Peixoto, recomendou a rejeição, lembrando que o assunto já está em medida provisória, que prevê a prorrogação do Recine até 2019

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que prorroga até 31 de dezembro de 2021 o prazo para utilização do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine).

Esse regime permite a suspensão da cobrança do PIS, da Cofins, do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados nos investimentos de construção ou modernização de cinemas. Isso facilita, por exemplo, a compra e a importação de equipamentos.

A prorrogação está prevista no Projeto de Lei 8399/17, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), mas foi rejeitada por recomendação do relator na comissão, deputado Thiago Peixoto (PSD-GO).

Peixoto lembrou que o tema já foi alvo de discussão durante a votação do Veto 26/17, já derrubado pelo Congresso Nacional, e da Medida Provisória 796/17, aprovada no último dia 6 pela Câmara.

O texto aprovado pelos deputados para a MP 796/17 amplia a vigência do Recine para 31 de dezembro de 2019. O mesmo prazo passa a valer para benefícios previstos pela Lei do Audiovisual (Lei 8.685/93). A MP será enviada ao Senado.

Prazo igual ao estipulado pela MP 796 foi restabelecido pelo Congresso Nacional ao derrubar veto à MP 770/17, que previa a mesma data e foi transformada na Lei 13.524/17.

Histórico
Em março passado, o Poder Executivo editou a Medida Provisória 770, que prorrogava até 31 de dezembro deste ano os benefícios do Recine. No exame da medida provisória pelo Congresso, o prazo do programa de incentivos foi estendido para o fim de 2019. Mas a MP foi vetada pelo presidente Michel Temer, com o argumento de que os parlamentares não apresentaram nem o impacto financeiro, nem a compensação pela renúncia fiscal.

Uma nova medida provisória, a 796, foi enviada ao Congresso retomando o prazo inicial do Recine até o fim deste ano, mas novamente modificada pelos parlamentares para estender os benefícios até 2019.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação, inclusive quanto ao mérito; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …