Curitiba/PR: Preço dos itens da ceia têm variação de até 86,06%

A última pesquisa do Disque Economia da Prefeitura antes do Natal aponta uma variação de até 86,06% nos preços dos alimentos e bebidas para as ceias de fim de ano. O levantamento foi feito nesta quinta-feira (21/12) em 12 supermercados da capital. “O melhor é pesquisar antes de comprar o panetone, o peru, o pernil e o espumante para as ceias”, afirma Thiago Cavichiollo, coordenador do serviço vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

Ao todo, foram pesquisados 82 itens. A lista é formada panetone, peru, pernil, espumante, sidra, chocotone, aves para ceia, lombo e tender. “Muitos supermercados fazem promoções diárias, levando a grandes variações. Por isso, é importante que as pessoas façam a comparação dos preços nos próximos dias”, reforça Cavichiollo.

Campeões

Entre os itens pesquisados, a maior variação foi constatada no preço das bebidas típicas de festa (sidras e espumantes), que teve oito marcas monitoradas. A diferença chegou a 86,06% entre os espumantes. Onze fabricantes de panetones e chocotones fizeram parte do levantamento. No caso dos panetones, a maior variação de preço de um determinado produto chegou a 79,18%. No caso dos chocotones, a diferença entre um estabelecimento e outro, para um mesmo produto, foi de até 71,53%.

Outro campeão de diferença de valor foi o lombo suíno, que apresentou uma variação de preço de 74,99% para um mesmo produto (quatro marcas foram monitoradas). As cinco marcas de pernil monitoradas apresentaram uma variação de preço de até 71,56% para um mesmo produto.

Peru e tender

Entre as aves para a ceia, a pesquisa do Disque Economia encontrou diferenças de até 33,40% para um mesmo item, entre as seis marcas pesquisadas. No caso do peru, a variação de um mesmo produto em diferentes supermercados chegou a 20,03% (três marcas foram monitoradas). Em relação ao tender, a diferença entre as quatro marcas chegou a 37,02% para um mesmo produto entre os pontos pesquisados.

Serviço

A última pesquisa de preços dos produtos das ceias de fim de ano já está disponível para consulta no site do Disque Economia (http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br/). Basta clicar no menu “Pesquisa Épocas Especiais”. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/preco-dos-itens-da-ceia-tem-variacao-de-ate-8606/44628.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …