João Pessoa/PB: Semam alerta para os cuidados com a vegetação fixadora de dunas

Por Jô Vital – em

A Paraíba tem 120 quilômetros de litoral, sendo 24 quilômetros em João Pessoa, que inclui as praias de Gramame ao Bessa. Esse patrimônio ambiental, que contribui para movimentar a economia local , fornecendo emprego e renda para centenas de pessoas durante praticamente todos os dias do ano, é reconhecido pelas características únicas, com areias preservadas e coqueiros por toda a orla. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), mantém equipes de fiscais, todos os dias da semana, atentas para que todas as áreas de preservação sejam respeitadas.

Nesse período de dezembro, quando as áreas de praia são ocupadas pela população e pelos poderes públicos, para a realização de festas e confraternizações, a Semam reforça os cuidados com a vegetação fixadora de dunas, que cobre boa parte da areia das praias. Essa vegetação é protegida por Lei Federal (Lei nº 12.651/2012) e é considerada Área de Preservação Permanente (APP). A chamada vegetação fixadora de dunas impede que a areia da praia se espalhe pelas primeiras avenidas da orla e também funciona como de local descanso para aves migratórias, além de ser habitada por outras espécies de animais. Por essa razão é preciso ter cuidado ao usar os espaços da areia, evitando deixar lixo e mantendo a vegetação intacta.

Para denúncias a população pode acionar a Polícia Militar e ainda o Disque Denúncia da Semam, nos telefones 3218 9208 e 0800281 9208. Quem for flagrado destruindo vegetação em Área de Preservação Permanente poderá ser notificado e multado, de acordo com o dano ambiental provocado.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semam-alerta-para-os-cuidados-com-vegetacao-fixadora-de-dunas/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …