Projeto destina recursos de privatizações para infraestrutura, transporte, saneamento e segurança – Câmara Notícias

Projeto destina recursos de privatizações para infraestrutura, transporte, saneamento e segurança

Antônio Augusto/Acervo Câmara dos Deputados

Marco Antônio Cabral:

A Câmara dos Deputados analisa proposta que destina recursos do Programa Nacional de Desestatização (instituído em 1997) e da concessão de serviços públicos para o chamado Fundo Soberano Brasileiro.

Vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, o fundo previsto na proposta terá o propósito de destinar recursos aos setores de infraestrutura, transporte, saneamento básico e segurança, por meio da celebração de parcerias público-privadas (PPPs).

A medida está prevista no Projeto de Lei 8724/17, apresentado pelo deputado Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ). O texto também prevê como recursos do fundo os provenientes da receita de outorga recolhida pelos concessionários.

“A proposta busca vincular o capital obtido por meio da aplicação de um amplo programa de desestatização, em curso no país desde 1997, a setores de investimento essenciais ao progresso do País”, explica Cabral.

“É urgente que se garanta que esses dividendos sejam aplicados em áreas que signifiquem desenvolvimento nacional e se revertam em benefícios maiores para a sociedade, contrapondo-se aos gastos de custeio e com pessoal”, complementa.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …