Curitiba/PR: Chef dá aula sobre origem dos alimentos com a polinização das abelhas

Que a alimentação natural e orgânica é melhor para a saúde, quase todo mundo sabe. Mas neste ano, a Oficina Verde, parte da programação da Oficina de Música de Curitiba, foi mais longe na discussão. Nesta quinta-feira (1/2), a chef Gabriela Carvalho deu uma aula sobre a origem dos alimentos com a polinização das abelhas nativas na Capela Santa Maria. Ela ensinou como fazer uma salada de feijões orgânicos temperada com própolis, pólen e mel de abelha mirim, uma das espécies brasileiras sem ferrão.

“Esse evento já é tão rico e eu fiquei impressionada com a proposta quando recebi o convite para participar”, disse. “O movimento de trazer de volta e sensibilizar as pessoas sobre a importância das abelhas sem ferrão é certeiro e crescente”, avaliou.

Enquanto ensinava o preparo da salada e o cuidado com cada ingrediente, Gabriela aproveitava para contar sobre como instalalou, no quintal do seu restaurante, colmeias de abelhas nativas e a importância delas para a alimentação. “Das 450 espécies de abelhas sem ferrão no mundo, 300 estão no Brasil e, pelo menos 35, no Paraná.”

As informações chamaram a atenção da advogada Priscylla Marcinischen, que foi aprender sobre reaproveitamento de alimentos, mas ficou encantada com as abelhas nativas – e com o sabor da salada de feijões. “Não sabia que havia tantos tipos de abelhas e da importância delas na nossa alimentação”, comentou.

A aposentada Graceli Vendruscolo reconheceu que já pesquisa sobre o tema, mas compareceu em razão da sua “curiosidade e sede de conhecimento”. “Eu cultivo a minha horta e já busco utilizar produtos das abelhas nativas”, contou. Ela aprovou e pretende prestigiar toda a programação da Oficina Verde, que vai até 7 de fevereiro.

Essa difusão de conhecimento é fundamental, na opinião da chef. “À medida que nos aprofundamos no tema e na importância da atividade das abelhas nativas, geramos demanda e aumentamos a facilidade de encontrar esses produtos”, explicou Gabriela. “Meu sonho é que cada restaurante em Curitiba tenha, ao menos, uma colmeia”.

No último fim de semana, Gabriela foi a convidada do também chef Lênin Palhano para um almoço com um cardápio especial, utilizando os subprodutos das abelhas sem ferrão. Durante a aula desta quinta-feira, Gabriela destacou o projeto Jardins de Mel, da Prefeitura de Curitiba.

Programação

Os cursos ofertados na Oficina Verde vão até 7 de fevereiro, na Capela Santa Maria, no Centro. O primeiro foi ministrado pela chef curitibana Manu Buffara, com o tema aproveitamento integral dos alimentos, dos talos às cascas.

Haverá, ainda, quatro rodas de conversa e, de 1 a 4 de fevereiro, acontece a feira gastronômica, com comidas e bebidas e uma barraca com produtos orgânicos de produtores locais.

Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.oficinademusica.org.br/

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/chef-da-aula-sobre-origem-dos-alimentos-com-a-polinizacao-das-abelhas/44918.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …