Porto Alegre/RS: Comunicação Social

01/02/2018 18:04:01

Foto: Guilherme Santos/PMPA


Em agosto de 1993, a secretaria instalou-se em sede própria

Foto: Divulgação/PMPA


A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre completa 30 anos no sábado, dia 3. Em alusão à data, a SMC, através da Coordenação da Memória, irá convidar os ex-secretários para fornecerem depoimentos sobre a história da gestão cultural de Porto Alegre. Também está sendo apresentado um selo comemorativo, criado pela equipe de Comunicação da SMC que irá ilustrar a documentação oficial ao longo do ano. Durante a Semana de Porto Alegre, entre os dias 17 e 26 de março, a Casa Torelly, sede da SMC vai receber uma placa comemorativa que será instalada sem custos ao município, cujo conteúdo ainda está em elaboração.

História – A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Porto Alegre teve sua origem na Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smed). O projeto de Lei elaborado pelos funcionários foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionada no dia 3 de fevereiro de 1988. O primeiro secretário municipal da pasta foi o professor Joaquim José Felizardo.

Inicialmente foram criadas as coordenações de Artes Visuais, Artes Cênicas, Livro e Literatura e Memória Cultural. As coordenações de Música, Cinema, Vídeo e Fotografia, Descentralização da Cultura e Manifestações Populares complementaram a estrutura da secretaria. Em 1993, com a criação do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), a comunidade artística passou a contar com a possibilidade de ter seus projetos financiados pela Prefeitura.

Crescimento – No decorrer da década de 1990, a SMC ampliou sua rede de equipamentos. O Centro Cultural Usina do Gasômetro foi incorporado em 1992. No ano seguinte, em agosto, a secretaria instalou-se em sede própria, na Casa Torelly (av. Independência, 453). Em 1994, foi inaugurada a nova sede do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (Av. Bento Gonçalves, 1129) e, em 1997, a Casa Godoy (av. Independência, 456) foi adquirida e destinada a sediar a Coordenação da Memória Cultural. O Teatro de Câmara recebeu a denominação de Túlio Piva e foi reinaugurado em 1999 e reformado no ano de 2006. O auditório Araújo Vianna (av. Oswaldo Aranha, s/n) voltou à ativa em 20 de setembro de 2012. Em 2004, entrou em operação a Cinemateca Capitólio que passou a ocupar o prédio do antigo Cine-theatro Capitólio, uma das mais luxuosas salas de cinema do período de ouro da exibição Cinematogáfica.

Avanços e consolidação – Em 2017, a SMC passou a administrar o antigo Estúdio Multimeios que passou a se chamar Centro Cultural Multimeios Restinga, com a função de oferecer à comunidade uma opção de cultura e lazer. Também em 2017, foi retomada a realização do Festival de Inverno de Porto Alegre, com ênfase na literatura, que também ganhou espaço com a criação da Universidade Aberta. Entre as atividades permanentes, o XXV Salão Internacional de Desenho para Imprensa e a programação qualificada das exposições nas Pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta, solidificam a atuação no setor das artes plásticas, que se revigora na atuação do Atelier Livre Xico Stockinger. Eventos tradicionais do calendário cultural da cidade como o Porto Alegre Em Cena, mantém a pujança das artes cênicas, juntamente com a programação permanente da Sala Álvaro Moreyra e Teatro Renascença que abrigam a diversidade das manifestações artísticas.

Para o secretário Luciano Alabarse, inversamente proporcional à sua idade, recém chegada aos 30 anos de profícua existência, a Secretaria Municipal da Cultura apresenta extenso inventário de realizações e parcerias que a consolidam como ferramente essencial à produção cultural de Porto Alegre. “Assinando eventos próprios, estabelecendo parcerias relevantes e fomentando às artes locais, mesmo no instável quadro econômico que o país atualmente oferece, a Secretaria resiste. Resistência pacífica, resiliência permanente, entusiasmo evidente – tenho a elogiar a parceria do quadro dos servidores e dos assessores que fazem da Cultura uma secretaria viva, atuante e inquieta”. E complementa:  Parabéns à cidade. Parabéns a todos que durante esse tempo ajudaram a solidificar a política cultural da cidade e transformar em referência nossos quadros culturais. Longa vida à Secretaria Municipal de Cultura!


/cultura

Texto de: Cleber Saydelles e Paulinho Beccon
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


Ver matéria completa em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/default.php?p_noticia=999194757.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …