[Cultura] Coral Santo Antônio dos Anjos completa 70 anos de fundação – Notícias – Prefeitura Municipal de Laguna

Foto: Arquivo do Coral

São sete décadas de música. Quem costuma participar de eventos sociais em Laguna já sabe que vai prestigiar vozes suaves entoadas por canções belas, aspecto marcante do grupo.

O Coral Santo Antônio dos Anjos foi fundado em 15 de fevereiro de 1948, por Dom Gregório Warmling. Constitui uma entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, mantendo seus ensaios e reuniões na sala cedida pelo CAEP da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjo. O grupo atua em diversos eventos que envolvem o canto de coros, em cidades vizinhas, outros estados e países. Atualmente conta com cerca de 40 integrantes, que se dividem em 4 naipes vocais: soprano, cotralto, tenor e baixo. Teve como grande incentivador e propulsor o Maestro Antônio Gerônimo Herdt (in memorian).

O atual maestro Evandro Perin Jr. foi pianista do grupo. Formado em Teoria Musical pelo Conservatório Lagunense de Música, teve ainda aulas com a pianista Maria Teresa Remor e workshop de regência com o Maestro italiano Alessandro Sangiorgi.

O grupo ainda colabora na manutenção de traduções centenárias, como exemplo a condução da Trezena de Santo Antônio que é cantada pelo Coral, em latim. 

No dia de hoje, após 70 anos de fundação o coral coleciona muitos feitos, dentre eles:

Em 1979, gravou com absoluto êxito nos estúdios da SOM LIVRE, no Rio de Janeiro, acompanhado pela grande Orquestra da Rede Globo de TV, o Long Play “Minha Laguna”.  

Em outubro de 1983, tomou parte na apresentação da IX SINFONIA, Opus 125, de Ludwig Van Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Campinas – SP, sob a regência de Benito Juarez, numa promoção da Pró-Música de Florianópolis – SC.

Em Março de 1984, o Coral Santo Antônio dos Anjos, participou da abertura da TEMPORADA – 1984, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob a regência de Eleazar de Carvalho, executando a FANTASIA CHORAL, Opus 80 e a IX SINFONIA, Opus 125, ambas de Ludwig Van Beethoven.

Em junho de 1992, participou do INTERNATIONALEN WETTBEWERB FUR VOKALENSEMBLES-1992 KORNTAL-MUNCHINGEN (Concurso Internacional de Coros-1992), em Stuttgart, Alemanha. Na ocasião prolongou sua estadia na Europa (entre 23/05 e 10/06)  realizando doze concertos nas cidades alemãs de Ilmenau (ex-Alemanha Oriental), Speyer, Kirrlach, Karls-Ruhe, Rastatt, Stuttgart, Mosbach e Frankfurt, merecendo fartos elogios da crítica especializada alemã. 

Entre 24 e 27 de novembro de 1994 excursionou a Rosário – Argentina, onde realizou quatro concertos.

Em julho de 1997 gravou, nos estúdios da SIR, em Curitiba – PR, seu primeiro Compact Disc (CD), com um repertório composto de sucessos nacionais e internacionais.

Entre os dias 09 e 30 de setembro de 1998 viajou a quatro importantes países da Europa – Alemanha, Itália, França e Espanha – onde se apresentou em teatros e catedrais em 23 concertos.

Em outubro de 1998 gravou em Curitiba o CD de Natal “As Mais Belas Canções”, editado e comercializado pela gravadora Paulus.

Em setembro de 2002 obteve o 1º lugar com a participação no 5º FECOR, em São José – SC.

Em setembro de 2003 obteve novamente o 1º lugar no 6º FECOR, em São José – SC.

Em agosto de 2006 lançou seu quarto CD: MPB – As Mais Belas Canções.

E agora e mais recente, em novembro de 2017, grava seu DVD ao vivo, no Cine Teatro Mussi em Laguna, que será lançado em breve.

 

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=11487.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …