Já completou 60 anos? Saiba como viajar de graça em 3 passos — Governo do Brasil

Idosos com renda de até dois salários mínimos têm direito a desconto de, pelo menos, 50% do valor de passagens de ônibus, com a Carteira do Idoso. Entenda como emitir a sua


publicado:
14/02/2018 16h07


última modificação:
14/02/2018 16h07

Se você completou 60 anos de idade, já pode emitir sua Carteira do Idoso e fazer viagens interestaduais de ônibus pagando metade do valor da passagem ou até mesmo de graça. O documento é direito de qualquer cidadão acima desta idade e com renda individual de até dois salários mínimos. Siga esses passos:

1. Solicite sua carteira do idoso

Pedro Ventura/Agência Brasília

Antes de mais nada, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do governo federal. Clique aqui para saber o que é necessário para fazer o cadastro. Junte seus documentos e vá até o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo.

2. Aguarde a emissão do documento

Foto: Tamires Koop/MDS

Já completou 60 anos? Saiba como viajar de graça em 3 passos

Entre o dia da solicitação e o dia em que estará com sua Carteira do Idoso em mãos, pode haver um prazo de até 90 dias. Mas não se preocupe: enquanto o documento definitivo não chega, você pode pedir uma declaração provisória, que terá validade por até 180 dias.

3. Fique atento aos prazos

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Carteira do idoso: saiba o que é e como emitir a sua

A passagem gratuita ou com desconto deve ser solicitada diretamente no guichê da empresa de ônibus. Essa solicitação pode ser feita a partir de 30 dias úteis antes da viagem até 3 horas do horário de partida. Respeitados esses prazos, as empresas devem reservar duas vagas gratuitas para idosos. Caso estes assentos estejam preenchidos, o idoso na condição acima terá direito, a qualquer momento, ao desconto mínimo de cinquenta por cento.

Dúvidas? Consulte a cartilha de perguntas e respostas da ANTT sobre viagem interestadual de idosos.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Portal de Serviços do Governo Federal

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/Rss-CidadaniaEJustia/~3/gzLprnm95Kg/ja-completou-60-anos-saiba-como-viajar-de-graca.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal. ­ Em comemoração ao …