STF expõe obras da mostra "Amazônia", do fotógrafo Sebastião Salgado – STF

 A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, abriu nesta segunda-feira (19), a exposição “Amazônia”, com 16 painéis do fotógrafo Sebastião Salgado que integram um projeto sobre os povos e a biodiversidade da região. As imagens foram doadas para o acervo do STF pelo fotógrafo e sua esposa Lélia Wanik Salgado, que também é curadora da mostra. Os ministros Dias Toffoli, vice-presidente, e Rosa Weber, também estiveram presentes na abertura.

A presidente do STF lembrou da atuação de Salgado, que além de fotógrafo, desenvolve projetos de preservação ambiental e recuperação de nascentes a partir do plantio de mudas e a formação de um banco de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica. A ministra destacou, também, a importância do Judiciário para garantir a eficácia das normas ambientais e assegurar um meio ambiente equilibrado e saudável para as gerações futuras.

Sebastião Salgado observou que a Amazônia é a última grande porção de floresta tropical do planeta e que é obrigação de todos preservá-la. Segundo ele, existem na região de 80 a 100 populações indígenas isoladas ainda não contatadas, vivendo da mesma forma que há 4 mil anos. “Essas populações indígenas representam a pré-história da humanidade, e feliz o país como o nosso que pode conviver com sua pré-história”, disse.

O fotógrafo e ambientalista expressou sua felicidade pelo fato de as imagens estarem expostas no STF, em razão da importância do Tribunal para o país. “Aqui é a casa que representa a ética de nosso país e essas imagens representam a pureza de nosso país. Eu acho que essa combinação é perfeita”, disse Salgado.

Exposição STF

A exposição, com imagens da floresta e de cenas cotidianas de grupos indígenas da Amazônia, como os Korubos, que vivem na Terra Indígena Vale do Javari, ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, no Hall dos Bustos, no Edifício Sede do STF. Às segundas, terças e sextas, a visitação vai das 10h às 17h. Nas quartas e quintas, dias de sessões plenárias, das 10h às 11h.

Para mais informações sobre agendamento de visitas guiadas ao STF ligue para (61) 3217-4066 ou envie e-mail: [email protected].

PR/EH

 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=370022.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …